Ecocidadania e ecodesenvolvimento na sociedade de consumo
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v11.n3.07Palavras-chave:
Ecocidadania, ecodesenvolvimento, mercado, poder, sociedade de consumo.Resumo
O artigo examina o fenômeno da sociedade de consumo e a sua relação com a subjetivação flexível dos indivíduos, sob a ótica do poder do mercado. O problema da pesquisa é: na sociedade de consumo, a retomada de consciência das pessoas, através da ecocidadania, é condição para o ecodesenvolvimento? É preciso romper com o modelo de Estado no qual o desenvolvimento é medido através de índices econômicos, do ter em detrimento do ser, da exploração ambiental desenfreada, que agrava o abismo das desigualdades, produz e reproduz consumidores falhos, pois a viabilidade do ecodesenvolvimento passa, necessariamente, pelo enfrentamento da despersonalização do indivíduo na sociedade de consumo. O método de abordagem é o dedutivo e o procedimento de pesquisa é bibliográfico.
Registo DOI: 10.18226/22370021.v11.n3.07
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