A ANÁLISE ECONÔMICA DO DIREITO: O DIREITO COMO INSTRUMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIOAMBIENTAL.
Palavras-chave:
Analise Econômica do Direito. Externalidades. Direitos difusos e coletivos. Desenvolvimento Econômico e Socioambiental.Resumo
Este artigo pretende introduzir o leitor a Analise Econômica do Direito como instrumento à promoção do desenvolvimento não apenas econômico, mas também socioambiental. Neste intuito procura demonstrar que, para a corrente da Análise Econômica do Direito, as sanções previstas na lei são como preços e, presumidamente, as pessoas respondem às essas sanções, em grande parte, do mesmo modo que elas respondem ao mecanismo de preços. Ao demonstrar a relação entre a análise Econômica do Direito e o próprio Direito, procuramos definir como o direito poder servir de instrumento para internalização das externalidades geradas pelos agentes econômicos, servindo de instrumento não apenas ao desenvolvimento econômico, mas também socioambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.