(em breve) Análise dos programas de educação ambiental nos processos de licenciamento do sul de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v15.n1.05

Palavras-chave:

Estudo de impacto ambiental, Legislação ambiental, Relatório de impacto ambiental

Resumo

No estado de Minas Gerais, a Deliberação Normativa (DN) COPAM nº 214/2017, alterada pela DN COPAM nº 238/2020, estabelece as diretrizes e os procedimentos para elaboração e execução do Programa de Educação Ambiental (PEA) nos processos de licenciamento de empreendimentos passíveis de Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). O presente trabalho teve como objetivo analisar o PEA presente no EIA/RIMA dos empreendimentos submetidos ao processo de licenciamento ambiental à SUPRAM Sul de Minas e se cumprem o disposto na DN COPAM nº 214/2017, além do conteúdo dos programas disponibilizados. Com a análise dos 29 processos de EIA/RIMA, 65% dos processos possuem PEA, 37% seguem o termo de referência da DN COPAM nº 214/2017, porém, somente 34% dos EIA/RIMA possuem um PEA com conteúdo específico. O mesmo PEA se repetiu em três processos distintos, com isso, ressalta como a elaboração dos PEAs são confeccionados de forma genérica. Conclui-se que em muitos casos, as empresas negligenciam a importância da educação ambiental como parte integrante do processo de licenciamento e apontam para a necessidade de maior ênfase na disseminação de informações ambientais. Portanto, é necessário que as autoridades, como a SUPRAM Sul de Minas, exerçam uma maior severidade na avaliação dos processos de EIA/RIMA para a concessão de licenças ambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Helena Pacheco Alves, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Graduanda em Tecnologia em Gestão Ambiental no IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes.

Eduarda Oliveira Reis, IFSULDEMINAS - Campus Inconfidentes

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Campus Inconfidentes. Possui graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e participou de mobilidade acadêmica na University of Applied Sciences Van Hall Larenstein (Leeuwarden), aonde cumpriu estágio no Center of Expertise Water Technology (CEW). Mestre e doutora pelo programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Universidade Federal de Minas Gerais. É especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFSULDEMINAS). Tem experiência na área de tratamento de efluentes domésticos e industriais, processos biológicos, ecotoxicologia e poluentes emergentes.

Publicado

14-07-2025

Como Citar

Alves, B. H. P., & Reis, E. O. (2025). (em breve) Análise dos programas de educação ambiental nos processos de licenciamento do sul de Minas Gerais. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 15(1). https://doi.org/10.18226/22370021.v15.n1.05

Edição

Seção

Artigos Inéditos

Artigos Semelhantes

<< < 43 44 45 46 47 48 49 50 51 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.