Sobre a Revista

A revista Conjectura: filosofia e educação é uma revista Qualis A3 em Educação e em Filosofia editada pela Universidade de Caxias do Sul.

ISSN 0103-1457

e-ISSN 2178-4612

 

O escopo teórico da revista se limita, de forma geral, aos domínios da Filosofia Prática e da Educação. Nela, são publicados artigos inéditos sobre temas centrais dessas áreas, acolhendo investigações de caráter interdisciplinar nos campos da História e Filosofia da Educação, bem como dos Processos Educacionais, com atenção especial a questões relacionadas à linguagem, à tecnologia e à inclusão. No âmbito da Filosofia Prática, incluem-se pesquisas em Ética, Filosofia Política, Filosofia Social e Filosofia do Direito. Além dos artigos, poderão ser publicados documentos inéditos, entrevistas, resenhas críticas e traduções.

 

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CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: TEORIA CRÍTICA, AUTORITARISMOS E DESINTEGRAÇÃO SOCIAL

2025-10-22

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO

Teoria Crítica, Autoritarismos e Desintegração Social
ISSN: 2178-4612

O Conselho Editorial da revista Conjectura: filosofia e educação (https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura) anuncia a abertura de chamada para submissão de artigos ao Dossiê Temático “Teoria Crítica, Autoritarismos e Desintegração Social”, organizado pelos professores Dr. Leonardo da Hora (Universidade Federal da Bahia – UFBA), Dr. Felipe Taufer (Universidade de Caxias do Sul – UCS) e Dra. Franciele B. Petry (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), sob a editoria do Prof. Dr. Lucas Mateus Dalsotto (UCS).

O dossiê nasce do encontro e do diálogo promovidos entre pesquisadoras e pesquisadores reunidos por ocasião do IV Encontro Nacional do GT de Teoria Crítica da ANPOF, realizado em Salvador, em outubro de 2025. Serão aceitas submissões de participantes do evento que são doutores e/ou doutorandos. Mestrandos(as) podem participar de submissões desde que o artigo seja submetido em co-autoria com um doutor(a)


O dossiê reúne contribuições que reflitam sobre os desafios contemporâneos da teoria crítica diante do avanço de formas autoritárias de poder e dos processos de desintegração social que atravessam as sociedades atuais. Busca-se congregar estudos que, a partir da tradição da Teoria Crítica — em suas diversas gerações e interlocuções —, examinem as dinâmicas de desarticulação do tecido social, as novas formas de autoritarismo político, bem como os potenciais normativos de resistência e reconstrução de um novo universalismo.

São especialmente bem-vindos trabalhos que articulem perspectivas interdisciplinares, abordagens diagnósticas do tempo presente e reflexões sobre as condições de possibilidade de uma crítica social imanente no contexto contemporâneo.

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INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

Título do dossiê: Teoria Crítica, Autoritarismos e Desintegração Social

Prazo para envio dos artigos completos (seção “Dossiê”): até 05 de janeiro de 2026

Período de avaliação dos artigos: até 02 de março de 2026

Edição e publicação: abril/maio de 2026

 

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NORMAS E SUBMISSÃO

O envio dos artigos deve seguir rigorosamente as normas da revista, disponíveis em:
https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/about/submissions#authorGuidelines

Todos os textos devem ser submetidos exclusivamente pelo sistema da revista Conjectura: filosofia e educação.


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Editor responsável

Prof. Dr. Lucas Mateus Dalsotto — Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Organizadores do Dossiê

Prof. Dr. Leonardo da Hora — Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador do GT de Teoria Crítica

Prof. Dr. Felipe Taufer — Universidade de Caxias do Sul (UCS), vice-coordenador do GT de Teoria Crítica

Profa. Dra. Franciele B. Petry — Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), membro do núcleo de sustentação do GT de Teoria Crítica

Saiba mais sobre CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: TEORIA CRÍTICA, AUTORITARISMOS E DESINTEGRAÇÃO SOCIAL

Edição Atual

v. 30 (2025): Fluxo Contínuo
Publicado: 2025-09-29

FILOSOFIA - Artigos

  • Educação e Humanidade O desafio da educação inspirado em Martha Nussbaum

    Vivian Emilli Fallgatter Silva Fardo, Marineiva Moro Campos de Oliveira
    e025004
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025004

EDUCAÇÃO - Artigos

  • Movimento de conexão da vida à sua essência Espiritualidade e psicologia na escola

    Júlio Cézar Adam, Clairton Puntel, Cleciane Moro, Jane Lourdes Dal Pai Giugno
    e025006
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025006
  • O diálogo é uma exigência existencial Reflexões sobre a prática docente a partir de Paulo Freire e Bell Hooks

    Priscilla Stuart da Silva
    e025001
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e025001
  • Educação técnica para a ação libertadora: um diálogo possível entre entre Andrew Feenberg e Paulo Freire

    Maurício Fernandes, Ruan Pedro Gonçalves Moraes
    e025002
    DOI: https://doi.org/10.18226/21784614.v29.e025002
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