Sobre a Revista
A revista Conjectura: filosofia e educação é uma revista Qualis A3 em Educação e em Filosofia editada pela Universidade de Caxias do Sul.
ISSN 0103-1457
e-ISSN 2178-4612
Publica artigos inéditos relativos aos problemas centrais da Filosofia e Educação, incluindo interrogações interdisciplinares que busquem esclarecer a relação entre a prática educativa e questionamentos filosóficos. Também poderão ser publicados documentos inéditos, resenhas críticas, debates, traduções, notas relativas a eventos e anúncios de revistas científicas da área.
Edição Atual
Organizadores: Milagros Elena Rodríguez (UDO-Venezuela); Ivan Fortunato (IFSP-Itapetininga) e Osmar Hélio Araújo (UFPB).
Este dossiê visa agregar artigos que tratem do legado freiriano para a libertação, a ética e filosofia política que transcende a educação escolar. Trata-se de um número especial proposto para homenagear o andarilho da utopia sob o projeto decolonial planetário, com o intento de manter viva suas contribuições para um sentirpensar o mundo como uma pátria da e para a humanidade.
As propostas de artigos devem estar vinculadas aos eixos que compõem a chamada temática, privilegiando:
a) Paulo Freire e o pensamento complexo
b) Decolonialidade e a pedagogia freiriana
c) Pesquisas transdisciplinares com Paulo Freire
d) Investigações transmetódicas e ontoepistemológicas sobre o legado freiriano
e) A Ética e Filosofia Política freiriana como categorias de pesquisa
Prazos:
- Submissão dos artigos completos na seção Dossiês: até 30 de junho de 2022.
- Período de avaliação dos artigos: até 31 de agosto de 2022.
- Editoração e publicação: 30 de novembro de 2022.
Chamada para o dossiê temático EDUCAÇÃO POPULAR NA AMÉRICA LATINA: HISTÓRIA E ATUALIDADE - Dossiê comemorativo aos 40 anos do GT6 da ANPED.
Prazo de submissão: 24 de junho de 2022
Organizado por ocasião do aniversário de 40 anos do GT6 Educação Popular da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd, o presente dossiê será coordenado pelas professoras Valéria Vasconcelos (UNISAL), Maria Teresa Esteban (UFF) e pelo professor Sandro de Castro Pitano (UCS). Tem como objetivo central reunir produções inéditas sobre a Educação Popular latino-americana e brasileira, na forma de artigos e resenhas. O dossiê será lançado durante a realização do V Seminário Temático do GT 06 – Educação Popular da ANPEd, a ser realizado em setembro de 2022, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Um dos mais antigos da ANPEd, o GT de Educação Popular foi fundado no ano de 1982 e, desde então, vem pautando sua trajetória acadêmica, institucional e política no debate e no aprofundamento de temas e questões candentes da educação escolar e não escolar sob a ótica da educação popular, do pensamento freiriano e, também, em diálogo com pensadores e pensadoras de matrizes decoloniais em toda a América Latina e Caribe. Seguindo essa trajetória, em clima de celebração e atualização da produção teórica e das experiências no campo da EP, o dossiê se propõe a estimular a reflexão sobre as múltiplas realidades educacionais ao longo do processo histórico, as quais demandam a elaboração de metodologias específicas e identificadas com os interesses, lutas e demandas, bem como com as especificidades dos sujeitos, coletivos e grupos que as produzem.
Pretende-se reunir artigos e resenhas que abordem a Educação Popular, a partir de experiências e reflexões políticas epistêmicas situadas em meio à diversidade dos contextos latino-americano, em geral, e brasileiro, em especial, tanto em sua história passada, como em relação ao período contemporâneo. A trajetória do próprio GT6, ao longo dos seus 40 anos, também constitui um tema/problema de interesse deste dossiê, que convida à participação de todos os pesquisadores e pesquisadoras cujas concepções políticas e pedagógicas de atuação no ensino, na pesquisa e na extensão, se identificam com a Educação Popular. Sujeitos esperançosos, que consolidam suas convicções teóricas e práticas diante e a partir dos desafios interpostos pela concretude da vida social, principalmente no contexto histórico e social contemporâneo.
Chamada para o dossiê PEDAGOGIA RADICAL E INCLUSIVA
Organizadores: Dr. Carlos Roberto Sabbi (UCS-Brasil e UAM-Espanha); Dr. Geraldo Antônio da Rosa (UCS-Brasil); e Dr. Pablo Rodríguez Herrero (UAM-Espanha)
Objeto de pesquisa: A Pedagogia Radical e Inclusiva é um trabalho desenvolvido há mais de 30 anos pelo pedagogo espanhol Dr. Agustín de la Herrán Gascón, professor titular da Universidade Autônoma de Madrid.
O convite é para a produção de artigos sobre a Pedagogia Radical e Inclusiva, podendo se limitar a algum dos temas radicais.
Lembramos que a Revista CONJECTURA publica primordialmente artigos inéditos nos idiomas português, italiano, espanhol, inglês, alemão e francês.
PRAZOS:
-
Submissão dos artigos completos na seção Dossiês: até 30 outubro de 2022.
-
Publicação: 31 de março de 2023
Convocatoria del monográfico PEDAGOGÍA RADICAL E INCLUSIVA
Organizadores: Dr. Carlos Roberto Sabbi (UCS-Brasil e UAM-Espanha); Dr. Geraldo Antônio da Rosa (UCS-Brasil); e Dr. Pablo Rodríguez Herrero (UAM-Espanha)
Objeto de búsqueda: La Pedagogía Radical e Inclusiva es un enfoque desarrollado desde hace más de 30 años por el pedagogo español el Dr. Agustín de la Herrán Gascón, profesor titular de la Universidad Autónoma de Madrid.
La invitación es para la elaboración de artículos sobre Pedagogía Radical e Inclusiva, pudiéndose centrar en temas radicales concretos.
Recordamos que la Revista CONJECTURA publica artículos inéditos en los idiomas portugués, italiano, español, inglés, alemán y francés.
PLAZOS:
-
Envío de los artículos completos en la sección Dossiers: hasta el 30 de octubre de 2022.
-
Publicado: marzo 31, 2023.