Experiências formativas entrelaçadas

do cotidiano da Educação Superior ao cotidiano da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v31.e026015

Palavras-chave:

Experiência acadêmica, Experiência docente, Experiência escolar

Resumo

O presente texto busca rastrear o conceito de experiência - acadêmica, docente e escolar – presente em dissertações e teses defendidas entre os anos de 2018 e 2024 em um Grupo de Pesquisa ancorado em um Programa de Pós-Graduação em Educação de uma Universidade Comunitária do Rio Grande do Sul. O objetivo é promover uma reflexão sobre trajetórias formativas que se entrelaçam, de modo a perceber as interfaces, as continuidades, as rupturas e as identidades forjadas nos percursos de formação e de atuação, permeados pela experiência narrada pelos interlocutores empíricos e analisadas pelos autores dos projetos de pesquisa acessados. O corpus do estudo é composto por 14 trabalhos: seis dissertações e oito teses, os quais foram submetidos ao procedimento de análise documental de Bacellar (2010), observando de modo direto ou indireto os sentidos atribuídos à experiência formativa: na formação inicial de professores; na atuação docente; e na experiência escolar dos discentes da Educação Básica. O referencial teórico que fundamenta as análises dialoga com as produções de Dubet (1996), Freire (1982, 1983, 2015, 2017), Dewey (1979, 2010) e Charlot (2000; 2020), relativamente às suas contribuições para aproximação às dimensões de experiência aqui anunciadas. O argumento que orienta as análises considera que um continuum experiencial perpassa o cotidiano das trajetórias formativas, desde a educação superior, a atuação docente e suas reverberações na experiência escolar, e vice e versa. O conceito de experiência abarca desde o sentimento de pertencimento e acolhimento no ambiente acadêmico até a busca por diálogo, escuta e reconhecimento intersubjetivo no cotidiano docente e escolar, consolidando-se como o elemento mediador fundamental que conecta as trajetórias do aprender, do ensinar e do "estar sendo" no mundo educativo.   

Biografia do Autor

Nilda Stecanela, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação UFRGS. Professora na Universidade de Caxias do Sul

Isadora Alves Roncarelli

Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul.

Referências

ANTUNES, R. Capitalismo pandêmico. São Paulo: Boitempo, 2022.

ARRUDA, Arlene Aparecida de. Jovens e ensino médio em tempo integral: sentidos atribuídos ao macrocomponente curricular núcleo articulador. 2023. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2023.

BACELLAR, C. Fontes documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassannezi (org.). Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 23-79.

BUENO, Monique Neckel. A BNCC e a prática pedagógica no cotidiano escolar: a implementação da política curricular em Caxias do Sul. 2022. Dissertação (Mestrado) — Curso de Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre:

Artes Médicas, 2000.

CHARLOT, Bernard. Educação ou barbárie?: uma escolha para a sociedade contemporânea. Tradução de Sandra Pina. São Paulo: Cortez, 2020.

DEWEY, John. Arte como experiência. Trad. de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, J. Experiência e educação. 15. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

DUBET, François. Sociologia da Experiência. Paris: Éditions du Seuil, 1996.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se complementam. São Paulo: Cortez, 1982.

FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 15. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. Trad. Luiz Repa. São Paulo: Editora 34, 2003.

INDA, Pedro Augusto Alves de. A arquitetura da experiência acadêmica: um estudo de caso em uma universidade comunitária. 2023. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2023.

KAODINSKI, Fabiana. Narrativas em relação: do design da experiência acadêmica ao design de gestão. 2022. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2022.

KRONBAUER, Luiz Gilberto. Ação-reflexão. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 25-26.

LEMONS, Caroline Caldas. Aprendizagem no cotidiano escolar: direitos, experiências e percepções discentes. 2020. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.

LEMONS, C. C. Do direito à educação ao direito à aprendizagem: um estudo sobre culturas de intervenção pedagógica (Caxias do Sul – 1988-2013). 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2016.

MOLON, Lilian Carla. Jovens e conselho de classe: um estudo de caso a partir da dimensão participativa no ensino médio integrado no IFRS — Campus Bento Gonçalves. 2024. Dissertação (Mestrado) — Curso de Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2024.

MORAES, Cineri Fachin. Juventudes do século XXI e o cotidiano do ensino médio no Rio Grande do Sul: por entre as dobras do Seminário Integrado. 2019. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.

NÓVOA, António. Os Professores e a sua Formação num Tempo de Metamorfose da Escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, 2019.

PIRES, Jocianne Giacomuzzi. Jovens e escola justa: o cotidiano nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (IFRS Campus Caxias do Sul/RS). 2019. Dissertação (Mestrado) — Curso de Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2019.

RONCARELLI, I. A. Docência em movimento, entrecruzamentos de percursos de vida e percursos docentes: o que acontece com as professoras? 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS, 2019.

RONCARELLI, Isadora Alves. O cotidiano da escola na pandemia da Covid-19: uma docência em movimento pela voz dos professores. 2024. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2024.

SANTOS, Ana Maria Sampaio dos. Formação continuada e pandemia da COVID-19: um estudo a partir da experiência docente no ensino fundamental de Ipueiras - CE. 2023. Dissertação (Mestrado) — Curso de Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2023.

SILVA, Jourdan Linder. Experiência escolar juvenil em periferia urbana: sentimentos de injustiça e processos de reconhecimento. 2023. Tese (Doutorado) — Programa de Pós‑Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2023.

STECANELA, N. A coisificação da relação pedagógica no cotidiano escolar. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 94643, n. 3, p. 929-946, jul./set. 2018.

TROMBETTA, Sérgio. Alteridade. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Org.). Dicionário Paulo Freire. 4.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 35-37.

ZANETTE, Carla Roberta Sasset. A relação do docente com o saber: sentidos atribuídos aos referenciais curriculares e ao ensinar no cotidiano da escola pública. 2020. Tese (Doutorado) — Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2020.

Downloads

Publicado

2026-09-24

Como Citar

Stecanela, N., & Alves Roncarelli, I. (2026). Experiências formativas entrelaçadas: do cotidiano da Educação Superior ao cotidiano da Educação Básica. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 31(1), e026015. https://doi.org/10.18226/21784612.v31.e026015

Edição

Seção

EDUCAÇÃO - Artigos