Modelo Terra-Lua-Sol: Uma Atividade Interdisciplinar

Authors

  • Marcelo Puziski Universidade de Caxias do Sul
  • Silvia Miglioranza
  • Valquiria Villas-Boas
  • Odilon Giovannini Junior

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p16

Abstract

O seguinte artigo descreve uma proposta de atividade interdisciplinar e a avaliação de uma aplicação desta com uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental. Esta atividade acontece durante uma aula no laboratório de robótica e envolve as áreas da geografia, ciências, língua portuguesa e robótica. Com o intuito de construir conhecimento escolar e habilidades, durante esta aula os estudantes participam de atividades envolvendo um modelo robótico que simula os movimentos da Terra e da Lua, aqui chamado de Modelo Terra-Lua-Sol. Para tal proposta, que é baseada em conceitos de interdisciplinaridade e na teoria construcionista de aprendizagem de Seymour Papert, exploramos na introdução o conceito de interdisciplinaridade e seu significado no contexto das atividades de ensino e aprendizagem. No referencial teórico propõe-se uma relação entre a interdisciplinaridade e o Construcionismo e como essa teoria fundamenta a atividade. A avaliação da atividade considerou indicadores como a elaboração de esquemas mentais, a redação de uma carta, a promoção do trabalho em grupo e construção de uma entidade pública. A análise dos dados obtidos indicou que atividade interdisciplinar proporcionou aos estudantes o desenvolvimento do conhecimento e de habilidades.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p16

References

O. Pombo, “Interdisciplinaridade e integração dos saberes”. Liinc em revista, vol. 1, no. 1, 2006.

J. T. Klein, “Interdisciplinarity: History, theory, and practice”. Wayne state university press, 1990.

V. Lavaqui e I. L. Batista, “Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio”. Ciência & Educação (Bauru), vol. 13, no. 3, 2007.

S. Papert e I. Harel, “Situating constructionism”. Constructionism, vol. 36, p. 1-11, 1991.

S. Papert, “Mindstorms: Children, computers, and powerful ideas”. Basic Books, Inc., 1980.

A. J. Severino, “O conhecimento pedagógico e a interdisciplinaridade: o saber como intencionalização da prática”. Didática e interdisciplinaridade, vol. 7, 1998.

Y. Lenoir,. “Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável”. Didática e interdisciplinaridade, vol. 11, 1998.

M. C. Gomes, “Reciclagem cibernética e inclusão digital: uma experiência em informática na educação”. In: LAGO, Clênio (Org.). Reescrevendo a Educação. Chapecó: Sinproeste, 2007.

E. Ackermann, “Piaget’s constructivism, Papert’s constructionism: What’s the difference”. Future of learning group publication, vol. 5, no. 3, 2001.

A. Zabala, “A prática educativa: como ensinar”. Porto Alegre: Artmed. 2007.

J. G. Feitosa (org.), “Manual didático pedagógico”. Curitiba, PR: ZOOM Editora Educacional, 2013.

S. Bennett e M. Oliver, “Talking back to theory: The missed opportunities in learning technology research”. Research in Learning Technology, vol. 19, no. 3, p. 179-189, 2011.

S. Paper,. “A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática”. Edição revisada. Porto Alegre: Artmed, 2008

Downloads

Published

01/31/2018

How to Cite

Puziski, M., Miglioranza, S., Villas-Boas, V., & Giovannini Junior, O. (2018). Modelo Terra-Lua-Sol: Uma Atividade Interdisciplinar. Scientia Cum Industria, 6(1), 16–21. https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p16

Issue

Section

Science, Education and Engineering