Modelo Terra-Lua-Sol: Uma Atividade Interdisciplinar

Authors

  • Marcelo Puziski Universidade de Caxias do Sul
  • Silvia Miglioranza
  • Valquiria Villas-Boas
  • Odilon Giovannini Junior

DOI:

https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p16

Abstract

O seguinte artigo descreve uma proposta de atividade interdisciplinar e a avaliação de uma aplicação desta com uma turma de quinto ano do Ensino Fundamental. Esta atividade acontece durante uma aula no laboratório de robótica e envolve as áreas da geografia, ciências, língua portuguesa e robótica. Com o intuito de construir conhecimento escolar e habilidades, durante esta aula os estudantes participam de atividades envolvendo um modelo robótico que simula os movimentos da Terra e da Lua, aqui chamado de Modelo Terra-Lua-Sol. Para tal proposta, que é baseada em conceitos de interdisciplinaridade e na teoria construcionista de aprendizagem de Seymour Papert, exploramos na introdução o conceito de interdisciplinaridade e seu significado no contexto das atividades de ensino e aprendizagem. No referencial teórico propõe-se uma relação entre a interdisciplinaridade e o Construcionismo e como essa teoria fundamenta a atividade. A avaliação da atividade considerou indicadores como a elaboração de esquemas mentais, a redação de uma carta, a promoção do trabalho em grupo e construção de uma entidade pública. A análise dos dados obtidos indicou que atividade interdisciplinar proporcionou aos estudantes o desenvolvimento do conhecimento e de habilidades.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p16

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Published

2018-01-31

How to Cite

Puziski, M., Miglioranza, S., Villas-Boas, V., & Giovannini Junior, O. (2018). Modelo Terra-Lua-Sol: Uma Atividade Interdisciplinar. Scientia Cum Industria, 6(1), 16–21. https://doi.org/10.18226/23185279.v6iss1p16

Issue

Section

Science, Education and Engineering