A Educação pela pesquisa e a necessidade de formar Professores-Pesquisadores em Ciências
Abstract
No presente artigo apresenta-se resultados de uma pesquisa realizada com participantes de um curso de formação continuada, que teve como foco a educação pela pesquisa no ensino de Ciências. O curso, direcionado a professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS, abordou o panorama da prática pedagógica, no que diz respeito à realização de pesquisa com os estudantes do ensino Fundamental. Uma sondagem inicial sobre educação pela pesquisa e outras com instrumentos diagnósticos foram realizadas com 125 professores participantes do referido curso. A partir da análise da sondagem inicial realizada com os docentes, bem como pela análise textual discursiva das suas produções e pela a análise dos questionários a eles aplicados, foi possível evidenciar aspectos relevantes que justificam a necessidade de haver um constante diálogo sobre a importância do ensino e da aprendizagem pela pesquisa, visando a formação de estudantes críticos e capazes de fazer ciência. A análise dos resultados sugere que muitos professores interpretam a pesquisa como a busca de informações, principalmente na internet, não ocorrendo a interação dos estudantes com o conhecimento e a aplicação ou com a modificação na realidade.
References
Pedro Demo. “Educar pela pesquisa.” 6.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.
Regiane Müller Freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel. “A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental.” Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel. Pelotas [37]: 207 – 245, 2010.
Pedro Demo. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
Ronaldo Mancuso, Roque Moraes. (2009). “Avaliação de mostras e feiras escolares: investigando as possibilidades de uma avaliação participativa dos trabalhos”. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VIII
Paulo Ricardo da Silva Rosa. “Algumas questões relativas a feiras de Ciências: para que servem e como devem ser organizadas.” Caderno. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3: p. 223-228, 1995.
Ilma Passos Veiga (org.). “Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível”. Campinas: SP. Papirus, 2004.
Marcos Freschi, Maurivan Guntzel Ramos “Unidade de Aprendizagem: um processo em construção que possibilita o trânsito entre senso comum e conhecimento científico”. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias vol.8, nº1, 2009.
Maria Otilia Guimarães Ninin, “Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou do pensamento crítico?” Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 48, p. 17-35, 2008.
Roque Moraes, Marcos Galiazzi. “Análise textual discursiva”. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.
Edgar Moresi. “Metodologia da pesquisa.” Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003.
Rita Buzzi Rausch, Silvia Lock Schoeder, “A Inserção da pesquisa nas séries iniciais do ensino fundamental”. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME FURB. ISSN 1809-0354 v. 5, n. 3, p. 315-337, 2010.
Tamini Wyzykowski, Roque Ismael da Costa Güllich, (2013) Experimentação e formação inicial de professores: constituição e docência em Ciências. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista Vol. 3, n. 2.
Fábio André Sangiogo, Karine Raquiel Halmenschlager, Sandra Hunsche, Otavio Aloisio Maldaner. “Pressupostos epistemológicos que balizam a situação de estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação”. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 35-54, 2013.
Menga Lüdke, Marli André. “Pesquisas em educação: abordagens qualitativas”. São Paulo: EPU, 1986. 99 p.
Otávio Maldaner, Augusto Zanon, “A pesquisa sobre educação em ciências e formação de professores”. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. p. 49-88.
Welington Francisco, Igor Hernandes Ribeiro Santos. “A feira de Ciências como um meio de divulgação científica e ambiente de aprendizagem para estudantes-visitantes”. Rev. ARETÉ, Manaus, v.7, n.13, p.96-110, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).