A Educação pela pesquisa e a necessidade de formar Professores-Pesquisadores em Ciências

Authors

  • Carla Eliana Todero Ritter Escola Municipal Villa Lobos, Caxias do Sul
  • Valquíria Villas-Boas UCS
  • Andréia Michelon Gobbi UCS

Abstract

No presente artigo apresenta-se resultados de uma pesquisa realizada com participantes de um curso de formação continuada, que teve como foco a educação pela pesquisa no ensino de Ciências. O curso, direcionado a professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS, abordou o panorama da prática pedagógica, no que diz respeito à realização de pesquisa com os estudantes do ensino Fundamental. Uma sondagem inicial sobre educação pela pesquisa e outras com instrumentos diagnósticos foram realizadas com 125 professores participantes do referido curso. A partir da análise da sondagem inicial realizada com os docentes, bem como pela análise textual discursiva das suas produções e pela a análise dos questionários a eles aplicados, foi possível evidenciar aspectos relevantes que justificam a necessidade de haver um constante diálogo sobre a importância do ensino e da aprendizagem pela pesquisa, visando a formação de estudantes críticos e capazes de fazer ciência. A análise dos resultados sugere que muitos professores interpretam a pesquisa como a busca de informações, principalmente na internet, não ocorrendo a interação dos estudantes com o conhecimento e a aplicação ou com a modificação na realidade.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p175

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Published

2017-03-08

How to Cite

Ritter, C. E. T., Villas-Boas, V., & Gobbi, A. M. (2017). A Educação pela pesquisa e a necessidade de formar Professores-Pesquisadores em Ciências. Scientia Cum Industria, 4(4), 175–180. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4886

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha