A Educação pela pesquisa e a necessidade de formar Professores-Pesquisadores em Ciências

Authors

  • Carla Eliana Todero Ritter Escola Municipal Villa Lobos, Caxias do Sul
  • Valquíria Villas-Boas UCS
  • Andréia Michelon Gobbi UCS

Abstract

No presente artigo apresenta-se resultados de uma pesquisa realizada com participantes de um curso de formação continuada, que teve como foco a educação pela pesquisa no ensino de Ciências. O curso, direcionado a professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul/RS, abordou o panorama da prática pedagógica, no que diz respeito à realização de pesquisa com os estudantes do ensino Fundamental. Uma sondagem inicial sobre educação pela pesquisa e outras com instrumentos diagnósticos foram realizadas com 125 professores participantes do referido curso. A partir da análise da sondagem inicial realizada com os docentes, bem como pela análise textual discursiva das suas produções e pela a análise dos questionários a eles aplicados, foi possível evidenciar aspectos relevantes que justificam a necessidade de haver um constante diálogo sobre a importância do ensino e da aprendizagem pela pesquisa, visando a formação de estudantes críticos e capazes de fazer ciência. A análise dos resultados sugere que muitos professores interpretam a pesquisa como a busca de informações, principalmente na internet, não ocorrendo a interação dos estudantes com o conhecimento e a aplicação ou com a modificação na realidade.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p175

References

Pedro Demo. “Educar pela pesquisa.” 6.ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2003.

Regiane Müller Freiberger, Neusi Aparecida Navas Berbel. “A importância da pesquisa como princípio educativo na atuação pedagógica de professores de educação infantil e ensino fundamental.” Cadernos de Educação FaE/PPGE/UFPel. Pelotas [37]: 207 – 245, 2010.

Pedro Demo. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Ronaldo Mancuso, Roque Moraes. (2009). “Avaliação de mostras e feiras escolares: investigando as possibilidades de uma avaliação participativa dos trabalhos”. Enseñanza de las Ciencias, Número Extra VIII

Paulo Ricardo da Silva Rosa. “Algumas questões relativas a feiras de Ciências: para que servem e como devem ser organizadas.” Caderno. Cat. Ens. Fís., v. 12, n. 3: p. 223-228, 1995.

Ilma Passos Veiga (org.). “Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível”. Campinas: SP. Papirus, 2004.

Marcos Freschi, Maurivan Guntzel Ramos “Unidade de Aprendizagem: um processo em construção que possibilita o trânsito entre senso comum e conhecimento científico”. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias vol.8, nº1, 2009.

Maria Otilia Guimarães Ninin, “Pesquisa na escola: que espaço é esse? O do conteúdo ou do pensamento crítico?” Educação em Revista. Belo Horizonte, n. 48, p. 17-35, 2008.

Roque Moraes, Marcos Galiazzi. “Análise textual discursiva”. 2. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2011.

Edgar Moresi. “Metodologia da pesquisa.” Brasília: Universidade Católica de Brasília, 2003.

Rita Buzzi Rausch, Silvia Lock Schoeder, “A Inserção da pesquisa nas séries iniciais do ensino fundamental”. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME FURB. ISSN 1809-0354 v. 5, n. 3, p. 315-337, 2010.

Tamini Wyzykowski, Roque Ismael da Costa Güllich, (2013) Experimentação e formação inicial de professores: constituição e docência em Ciências. Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista Vol. 3, n. 2.

Fábio André Sangiogo, Karine Raquiel Halmenschlager, Sandra Hunsche, Otavio Aloisio Maldaner. “Pressupostos epistemológicos que balizam a situação de estudo: algumas implicações ao processo de ensino e à formação”. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 35-54, 2013.

Menga Lüdke, Marli André. “Pesquisas em educação: abordagens qualitativas”. São Paulo: EPU, 1986. 99 p.

Otávio Maldaner, Augusto Zanon, “A pesquisa sobre educação em ciências e formação de professores”. In: SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M (Org.). A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. p. 49-88.

Welington Francisco, Igor Hernandes Ribeiro Santos. “A feira de Ciências como um meio de divulgação científica e ambiente de aprendizagem para estudantes-visitantes”. Rev. ARETÉ, Manaus, v.7, n.13, p.96-110, 2014.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Ritter, C. E. T., Villas-Boas, V., & Gobbi, A. M. (2017). A Educação pela pesquisa e a necessidade de formar Professores-Pesquisadores em Ciências. Scientia Cum Industria, 4(4), 175–180. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4886

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha