O regime jurídico-internacional de responsabilidade por danos ao meio ambiente marinho na exploração econômica da área

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18226/22370021.v11.n3.12

Palabras clave:

Direito Internacional do Mar. Exploração econômica da Área. Danos ao meio ambiente marinho. Responsabilidade internacional.

Resumen

Inserido no âmbito do Direito Internacional do Mar, este artigo científico delineou, como objetivo geral, analisar o regime jurídico de responsabilidade internacional por danos ao meio ambiente marinho, na exploração econômica da Área, traçando dois objetivos específicos: (I) Avaliar a extensão da responsabilidade internacional do Estado Patrocinador na exploração econômica da Área, em caso de danos ao meio ambiente marinho; (II) Identificar a extensão da responsabilidade internacional do Contratado Patrocinado e da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos na exploração econômica da Área, em caso de danos ao meio ambiente marinho. Como problema de pesquisa, foi estabelecido: No Direito Internacional do Mar, em que extensão o regime jurídico apresenta-se efetivo na determinação da responsabilidade internacional do Estado Patrocinador, do Contratado Patrocinado e da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos em virtude de danos ao meio ambiente marinho, causados pela exploração econômica da Área? Para além da técnica de pesquisa exploratório-bibliográfica, adotou-se como método de pesquisa o analítico-normativo, de natureza dedutiva. Por fim, conclui-se que, no Direito Internacional do Mar, o regime jurídico tem se apresentado progressivamente efetivo na delimitação de responsabilidades internacionais ao Estado Patrocinador, ao Contratado Patrocinado e à Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos em virtude de danos ao meio ambiente marinho causados pela exploração econômica da Área.

Registo DOI: 10.18226/22370021.v11.n3.12


Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo de Camargo Subtil, undefined

Doutor em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período anual de estudos doutorais na Universidade de Genebra. Foi Nippon Fellow no International Tribunal for the Law of the Sea (ITLOS). Vice-Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Mar (IBDMAR). Professor no Programa de Pós-Graduação em Direito (Mestrado/Doutorado), da Universidade de Caxias do Sul (UCS). E-mail: leonardodecamargosubtil@gmail.com

Poliana Lovatto, undefined

Doutora e Mestra em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bolsista PROSUC/CAPES. Especialista em Direito Público e Direito e Processo do Trabalho. Advogada. E-mail: polianalovatto@hotmail.com.

Jennifer Souza da Silva, undefined

Mestre e graduada em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Bolsista voluntária de Pesquisa na Universidade de Caxias do Sul (UCS). E-mail: jssilva29@ucs.br.

Publicado

2022-02-17

Cómo citar

Camargo Subtil, L. de, Lovatto, P., & Souza da Silva, J. (2022). O regime jurídico-internacional de responsabilidade por danos ao meio ambiente marinho na exploração econômica da área. Revista Derecho Ambiental & Sociedad, 11(3). https://doi.org/10.18226/22370021.v11.n3.12

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.