ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS LEGAIS DE GESTÃO HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NEGRO - RS
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n3.08Palavras-chave:
Política Nacional de Recursos Hídricos, Legislação, Comitê de Bacias, Plano de Recursos Hídricos, Crise HídricaResumo
A gestão de bacias hidrográficas é essencial para superar problemas de disponibilidade, demanda e qualidade das águas. Para auxiliar nessa gestão, diversas leis foram criadas e aprimoradas visando facilitar o manejo dos recursos hídricos e fazer com que seu uso seja mais consciente e melhor para todos. Dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos, foram elencados 5 instrumentos de gestão hídrica. Esses instrumentos foram analisados para a Bacia Hidrográfica do rio Negro a fim de descobrir se eles estão realmente sendo utilizados para melhoria da gestão dos recursos hídricos nessa bacia. Após análise de cada um dos instrumentos e análise dos dados disponíveis da bacia, pode-se observar que apesar da bacia possuir um Comitê de Bacias desde 2008, os instrumentos de gestão ainda não são utilizados dentro de bacia, o que acarreta em problemas e disputas pelo uso dos recursos hídricos na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Direito Ambiental e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.