GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL, UM HISTÓRICO

Autores

  • Alexsandra Matilde Resende Rosa UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto
  • Vera Lúcia de Miranda Guarda UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto

Palavras-chave:

, gestão integrada de recursos hídricos, história, sustentabilidade, acesso.

Resumo

A água é um recurso essencial para a vida, mas é finita, e em várias regiões do mundo já são observados conflitos devido a sua escassez. A preservação desse recurso e a garantia de seu  acesso à todos é uma das metas atuais da humanidade. Esse artigo tem como objetivo analisar a evolução da gestão de recursos hídricos no Brasil e refletir como o estudo do uso das águas no passado possibilita um planejamento melhor do futuro e o seu uso de forma mais sustentável. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, de natureza qualitativa. O gerenciamento das águas no Brasil não é um fenômeno recente, e já pode ser observado desde o período colonial. A população de baixa renda sempre foi a mais desfavorecida com o abastecimento. Á água foi constantemente explorada como um recurso econômico, sem preocupação com a sua preservação. Atualmente, o modelo de gestão integrada de recursos hídricos, introduzido pela Lei 9.433/1997, estabelece a importância de compatibilizar a demanda com a oferta de água, garantindo o uso sutentável e a distribuição para toda a população. As legislações brasileiras são consideradas como as mais avançadas do mundo para a gestão de recursos hídricos, mas é necessário garantir a efetividade delas na prática. Para atingir esse objetivo, é preciso levar em conta que não só a escassez física, como também, desigualdades políticas e socioeconômicas, influenciam no acesso à água. Conclui-se que, além da limitação física e climática, o acesso a água está relacionado a desigualdades estabelecidas historicamente entre grupos sociais e a um processo de apropriação de recursos comuns, a serviço de um desenvolvimento desigual e excludente.

Biografia do Autor

Alexsandra Matilde Resende Rosa, UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda do PPGD – Sustentabilidade socioeconômica ambiental da UFOP. Especialista em Direito Ambiental pela FAVENI. Graduada em Psicologia pela UFSJ. Graduada em Direito pela UNIPAC/Mariana-MG.

Vera Lúcia de Miranda Guarda, UFOP- Universidade Federal de Ouro Preto

Pós-doutora em Ciências Farmacêuticas pela Université Joseph Fourier – Grenoble I, França. Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Université de Grenoble I, França. Mestre em Ciências Farmacêuticas pela UFRGS. Professora titular do Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto-MG.

Publicado

2019-10-31

Como Citar

Rosa, A. M. R., & Guarda, V. L. de M. (2019). GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL, UM HISTÓRICO. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 9(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/7259