OUTORGA DE DIREITO DE USO DA ÁGUA E A POLÍTICA MARANHENSE DE RECURSOS HÍDRICOS
Palavras-chave:
Evolução legal. Lei Federal 9.433/97. Legisladores. Gestão de águas. MaranhãoResumo
A evolução legal da proteção aos recursos hídricos no Brasil passou por várias fases, e no final do século XX, os legisladores brasileiros promulgaram a Lei Federal 9.433/97, considerada inovadora por permitir a participação de vários atores sociais no processo de decisão. Contudo, o estado do Maranhão enfrenta dificuldade para implementar sua política estadual de recursos hídricos. O presente estudo tem por objetivo analisar a legislação maranhense de recursos hídricos no que se refere à aplicação dos procedimentos de liberação de outorgas dos corpos hídricos sob o domínio do Estado, mais especificamente na concessão de uso da água superficial. A pesquisa, que se desenvolveu a partir da análise bibliográfica e da análise de um estudo de caso de pedido de renovação de outorga, teve como conclusão que há enorme dificuldade em dar aplicabilidade a Política Nacional de Recursos Hídricos no Maranhão, uma vez que, o mencionado Estado enfrenta dificuldade de promulgar todos os mecanismos legais necessários para uma completa implementação da política estadual de gestão das águas, em consonância com as determinações nacionais. E com isso, a outorga e demais instrumentos previstos pela política nacional de recursos hídricos podem ser realizados de forma insatisfatória em um contexto legal, de qualidade de vida, assim como, também, na perspectiva ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.