OUTORGA DE DIREITO DE USO DA ÁGUA E A POLÍTICA MARANHENSE DE RECURSOS HÍDRICOS
Palavras-chave:
Evolução legal. Lei Federal 9.433/97. Legisladores. Gestão de águas. MaranhãoResumo
A evolução legal da proteção aos recursos hídricos no Brasil passou por várias fases, e no final do século XX, os legisladores brasileiros promulgaram a Lei Federal 9.433/97, considerada inovadora por permitir a participação de vários atores sociais no processo de decisão. Contudo, o estado do Maranhão enfrenta dificuldade para implementar sua política estadual de recursos hídricos. O presente estudo tem por objetivo analisar a legislação maranhense de recursos hídricos no que se refere à aplicação dos procedimentos de liberação de outorgas dos corpos hídricos sob o domínio do Estado, mais especificamente na concessão de uso da água superficial. A pesquisa, que se desenvolveu a partir da análise bibliográfica e da análise de um estudo de caso de pedido de renovação de outorga, teve como conclusão que há enorme dificuldade em dar aplicabilidade a Política Nacional de Recursos Hídricos no Maranhão, uma vez que, o mencionado Estado enfrenta dificuldade de promulgar todos os mecanismos legais necessários para uma completa implementação da política estadual de gestão das águas, em consonância com as determinações nacionais. E com isso, a outorga e demais instrumentos previstos pela política nacional de recursos hídricos podem ser realizados de forma insatisfatória em um contexto legal, de qualidade de vida, assim como, também, na perspectiva ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.