O papel das Instituições de Ensino na efetivação de um Estado de Direito Socioambiental

Autores

  • Necéssio Adriano Santos Adriano Santos
  • Maristela Oliveira de Andrade

Palavras-chave:

Estado de Direito Socioambiental. Sustentabilidade. Políticas públicas ambientais. Educação ambiental. Gestão ambiental.

Resumo

O presente artigo analisa o papel das Instituições de Ensino diante dos pressupostos que embasam o Estado de Direito Socioambiental. Após uma abordagem acerca da construção teórica desse novo modelo de Estado, projetado ante o cenário contemporâneo, que objetiva a fomentação da garantia de uma qualidade de vida sob o enfoque ambiental, enfatiza-se a tarefa de disseminar os pressupostos da sustentabilidade, como um papel que não cabe inteiramente ao Estado, mas a toda a coletividade, incluindo as instituições educacionais, públicas ou privadas. Ao final, demonstra que, apesar da previsão legal, a responsabilidade dessas instituições demorou a ser incluída nas políticas públicas educacionais, ocasionando atrasos na implantação de programas voltados à gestão ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

03-07-2019

Como Citar

Adriano Santos, N. A. S., & de Andrade, M. O. (2019). O papel das Instituições de Ensino na efetivação de um Estado de Direito Socioambiental. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 9(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/7510

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.