VÍTIMAS DO DESENVOLVIMENTO: ENFRENTANDO “DOGMAS” E CONFIRMANDO “HERESIAS”
Palavras-chave:
Atingidos, desenvolvimento, Direito, hidrelétricas, UHE Barra Grande.Resumo
Vítimas do desenvolvimento, são aquelas forçadas a migrar em decorrência dos projetos de infraestrutura, como as barragens, que comumente, são implantas em áreas mais vulneráveis. Incorpora para sua construção teórica aportes de refugiados ambientais, deslocados internos e atingidos por hidrelétricas. No Brasil se propaga um discurso favorável à proliferação desses projetos, apoiados por um discurso que possui como principal justificativa o desenvolvimento, e como tal ensejam que os resultados serão unicamente positivos. Diante desse cenário, o objetivo constitui-se em correlacionar os impactos das hidrelétricas, em especial o caso de UHE de Barra Grande, com o conceito de vítimas do desenvolvimento. Para tanto, a pesquisa se configura como qualitativa apoiada por pesquisa bibliográfica, documental e de campo.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.