A EVOLUÇAO DA PROTEÇÃO DA RESERVA FLORESTAL LEGAL NO BRASIL E A SEGURANÇA JURÍDICA
Palavras-chave:
Lei 12651/12, Reserva Legal, Segurança JurídicaResumo
O objetivo deste artigo é tratar de relevante instituto do direito ambiental, o da Reserva Legal (RL) no direito brasileiro, desde sua criação, suas alterações legislativas alcançando a sua atual caracterização no novo Código Florestal (Lei 12.651/12). A atual legislação adveio de muitas discussões de ruralistas, ambientalistas e cientistas trazendo inúmeras inovações, e questionamentos quanto à sua aplicabilidade, considerando a segurança jurídica. A segurança jurídica é um instituto evidenciado no Estado de Direito, visa proteger o hipossuficiente, evitando-se abusos ou inseguranças. Buscar-se-á entender a sua aplicabilidade em relação às alterações legislativas dos percentuais de reserva legal, para aqueles que respeitaram à legislação à época. Ademais, o direito ambiental tem suas peculiaridades, adotando-se a perspectiva de que o meio ambiente é a parte frágil (hipossuficiente) e deverá ser objeto de proteção sempre frente às arbitrariedades do Estado, da coletividade e dos indivíduos, projetando até mesmo uma possível alteração legislativa, no caso dos percentuais de reserva legal, para atingir fatos pretéritos no que diz respeito à garantia de um direito fundamental a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Para presente pesquisa utilizou-se do método de pesquisa exploratório com procedimentos bibliográficos e documentais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.