Vítimas do desenvolvimento: enfrentando dogmas e confirmando heresias
Palavras-chave:
Atingidos. Desenvolvimento. Direito. Hidrelétricas. UHE Barra Grande.Resumo
No Brasil se propaga um discurso favorável à implantação de hidrelétricas, respaldado na justificativa do desenvolvimento, e, como tal, referem que os resultados serão unicamente positivos. O objetivo é correlacionar os impactos das hidrelétricas, em especial o caso da Usina Hidrelétrica de Barra Grande, com o conceito de vítimas do desenvolvimento. A hipótese de trabalho consiste no seguinte: o Estado Democrático e os projetos de desenvolvimento referem obras que criam categorias que ficam à margem e com deficit de democracia, a exemplo das vítimas de desenvolvimento. A pesquisa se configura como exploratória, na perspectiva qualitativa apoiada em pesquisa bibliográfico-documental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.