EDUCAÇÃO JURÍDICO-AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA E DA SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
Educação ambiental, Educação jurídica, CidadaniaResumo
A degradação do ambiente e o progressivo esgotamento dos recursos naturais desafiam a eficácia das normas do direito ambiental. Nesse contexto, a educação apresenta-se como poderosa ferramenta de transformação, capaz de proporcionar efetividade à norma, estimulando o desenvolvimento das competências necessárias ao efetivo exercício da cidadania. Este artigo analisa uma pesquisa referente à prática pedagógica voltada à educação e à sensibilização ambiental realizada numa comunidade de Joinville/SC, com vistas à conscientização de estudantes quanto aos conceitos básicos e princípios da legislação ambiental vigente no país. Os objetivos visaram fomentar práticas relacionadas à cidadania e a sustentabilidade, via abordagem crítica do conteúdo dos dispositivos legais e de suas aplicações no cotidiano. Metodologicamente, para transmissão do conhecimento estudou-se a linguagem jurídica com ilustrações.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.