A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO AMBIENTAL DA INFORMAÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO NA FORMA DE CONFIANÇA E RISCO EM NIKLAS LUHMANN

Autores

  • Renata Nascimento Gomes Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Rafael Lazzarotto Simioni Faculdade de Direito do Sul de Minas

Palavras-chave:

confiança, direito ambiental, Niklas Luhmann, princípio da informação, risco.

Resumo

Os conceitos de risco e confiança são categorias fundamentais para se entender a dinâmica da sociedade contemporânea. Na perspectiva da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, o enfrentamento dos riscos está diretamente ligado à perspectiva da tomada de decisões. Entre decisões e afetados pela decisão, o risco se torna uma questão, também, de legitimidade, de aceitação das consequências. Essa perspectiva permite reentender a importância do princípio da informação do direito ambiental brasileiro, que deve ser lido em conjunto com todos os outros princípios ambientais. O princípio da informação pode ser conectado ao da participação, a fim de desencadear a promoção de espaços de discussão e de conscientização ecológica, considerando os problemas e implicações em relação à complexidade social, bem como analisando o caso concreto em sua perspectiva isolada. A realização prática do princípio da informação e, junto com ele, o da participação nas decisões ambientais da sociedade, podem constituir modos de diminuição da distância entre a perspectiva de quem toma a decisão - que em Luhmann é a perspectiva do risco - e a de quem às decisões apenas se encontra submetido - perspectiva do perigo -, permitindo assim a construção de graus mais elevados de confiança, legitimidade e adequação das decisões jurídicas sobre direito ambiental.

Biografia do Autor

Renata Nascimento Gomes, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Mestra em Direito, com área de concentração em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Professora da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM.

Rafael Lazzarotto Simioni, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra (2011), Doutor em Direito pela Unisinos (2008), Mestre em Direito pela UCS (2005) e graduação em Direito pela UCS. É professor da FDSM. Teoria, filosofia e sociologia do direito são suas principais áreas de interesse.

Downloads

Publicado

10-06-2015

Como Citar

Nascimento Gomes, R., & Lazzarotto Simioni, R. (2015). A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO AMBIENTAL DA INFORMAÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO NA FORMA DE CONFIANÇA E RISCO EM NIKLAS LUHMANN. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 4(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/3341

Artigos Semelhantes

<< < 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.