A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO AMBIENTAL DA INFORMAÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO NA FORMA DE CONFIANÇA E RISCO EM NIKLAS LUHMANN

Autores

  • Renata Nascimento Gomes Faculdade de Direito do Sul de Minas
  • Rafael Lazzarotto Simioni Faculdade de Direito do Sul de Minas

Palavras-chave:

confiança, direito ambiental, Niklas Luhmann, princípio da informação, risco.

Resumo

Os conceitos de risco e confiança são categorias fundamentais para se entender a dinâmica da sociedade contemporânea. Na perspectiva da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, o enfrentamento dos riscos está diretamente ligado à perspectiva da tomada de decisões. Entre decisões e afetados pela decisão, o risco se torna uma questão, também, de legitimidade, de aceitação das consequências. Essa perspectiva permite reentender a importância do princípio da informação do direito ambiental brasileiro, que deve ser lido em conjunto com todos os outros princípios ambientais. O princípio da informação pode ser conectado ao da participação, a fim de desencadear a promoção de espaços de discussão e de conscientização ecológica, considerando os problemas e implicações em relação à complexidade social, bem como analisando o caso concreto em sua perspectiva isolada. A realização prática do princípio da informação e, junto com ele, o da participação nas decisões ambientais da sociedade, podem constituir modos de diminuição da distância entre a perspectiva de quem toma a decisão - que em Luhmann é a perspectiva do risco - e a de quem às decisões apenas se encontra submetido - perspectiva do perigo -, permitindo assim a construção de graus mais elevados de confiança, legitimidade e adequação das decisões jurídicas sobre direito ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Nascimento Gomes, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Mestra em Direito, com área de concentração em Constitucionalismo e Democracia pela Faculdade de Direito do Sul de Minas. Professora da Faculdade de Direito do Sul de Minas - FDSM.

Rafael Lazzarotto Simioni, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra (2011), Doutor em Direito pela Unisinos (2008), Mestre em Direito pela UCS (2005) e graduação em Direito pela UCS. É professor da FDSM. Teoria, filosofia e sociologia do direito são suas principais áreas de interesse.

Downloads

Publicado

10-06-2015

Como Citar

Nascimento Gomes, R., & Lazzarotto Simioni, R. (2015). A APLICAÇÃO DO PRINCÍPIO AMBIENTAL DA INFORMAÇÃO NO DIREITO BRASILEIRO NA FORMA DE CONFIANÇA E RISCO EM NIKLAS LUHMANN. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 4(2). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/3341

Artigos Semelhantes

<< < 44 45 46 47 48 49 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.