A JUSTICIABILIDADE DO DIREITO À ÁGUA NO SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v12.n3.21Palavras-chave:
Corte Interamericana de Direitos Humanos. Direito à água. Justiciabilidade.Resumo
Com a emissão do Parecer Consultivo OC-23/17, a Corte Interamericana de Direitos Humanos já traçava um caminho de interpretação ampliativa quanto à possibilidade de justiciabilidade de diversos direitos que podem ser elencados no rol dos denominados DESCA, os direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. A partir do julgamento do caso Lhaka Honhat Vs. Argentina, observa-se que o entendimento do tribunal inova-se ao permitir que Estados sejam responsabilizados pela violação do direito à água. Assim, para a Corte Interamericana é passível a justiciabilidade de forma autônoma de tal direito. Entretanto existem corrente divergentes no tribunal e, ademais, pontos imprescindíveis para análise, como, especialmente, a competência desse tribunal em condenar Estados por direitos não consagrados na Convenção Americana sobre Direitos Humanos. O presente trabalho utiliza o método dedutivo de procedimento e análise e a técnica de pesquisa legal-bibliográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Direito Ambiental e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.