Pierre Bourdieu e a Educação

Habitus, capitais e a censura na literatura

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025007

Mots-clés :

Pierre Bourdieu., Censura Literária., Teoria da Prática.

Résumé

Este artigo analisa, com base nos conceitos de habitus e capitais de Pierre Bourdieu, as dinâmicas de poder presentes nas relações sociais e humanas, enfatizando como essas estruturas moldam práticas e percepções cotidianas. Trata-se de um estudo de caso a partir da obra O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, censurada em alguns estados por secretarias de educação de governos de direita e extrema direita, sendo utilizada como exemplo concreto de como o campo político interfere no campo educacional, regulando o que pode ou não ser ensinado nas escolas públicas. O estudo problematiza a relação entre os capitais, destacando como as disputas de poder impactam a formação escolar, legitimam determinadas narrativas e silenciam outras, influenciando o que se torna legítimo no espaço escolar e o que é considerado subversivo. A pesquisa, fundamentada na teoria da prática, utiliza como referencial teórico Bonnewitz (2003), Bourdieu (2001), Martins (1987) e Oliveira e Pessoa (2013). A análise revelou como as relações sociais estruturam a sociedade, naturalizam desigualdades e reforçam a reprodução de um habitus social excludente, ao mesmo tempo em que a escola, enquanto espaço de disputas, atua tanto na manutenção quanto na possibilidade de ruptura dessas estruturas. Assim, evidencia-se que o campo educacional não é neutro, sendo atravessado pelas disputas do campo político, o que se expressa nas tentativas de censura e na seleção do conhecimento escolar, reforçando hierarquias simbólicas e sociais. Conclui-se que compreender tais dinâmicas é essencial para resistir a essas imposições.

Bibliographies de l'auteur-e

Mony Iaslyn Sampaio Luz, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia (Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE) na Faculdade de Educação (FE) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e EaD (GEaD/UFG/CNPq).

Daniela da Costa Britto Pereira Lima , Universidade Federal de Goiás

Pedagoga, Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ) e Pós-Doutora em Educação (UFMT). Professora do Curso de Pedagogia da UFG e atual coordenadora (2022-atual) do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância – GEaD/CNPq/UFG. Editora chefe da Revista EmRede (Unirede) e Editora Associada da RBPAE/Anpae. Foi coordenadora geral da Rede de pesquisa em Educação a Distância da região Centro-Oeste (CNPq, 2015-2018; 2019-2021) e atualmente é líder da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina e Moçambique (Unirede, 2021-2024). Coordenadora do GT -16 da Anped (2022-atual) e Coordenadora do Forpred - CO (2022-atual).    

Références

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TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. Companhia das letras. São Paulo, 2020.

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Publié-e

2025-11-28

Comment citer

Sampaio Luz, M. I., & Britto Pereira Lima , D. da C. (2025). Pierre Bourdieu e a Educação: Habitus, capitais e a censura na literatura. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 30, e025007. https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025007

Numéro

Rubrique

EDUCAÇÃO - Artigos