Pierre Bourdieu e a Educação

Habitus, capitais e a censura na literatura

Autor/innen

DOI:

https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025007

Schlagworte:

Pierre Bourdieu., Censura Literária., Teoria da Prática.

Abstract

Este artigo analisa, com base nos conceitos de habitus e capitais de Pierre Bourdieu, as dinâmicas de poder presentes nas relações sociais e humanas, enfatizando como essas estruturas moldam práticas e percepções cotidianas. Trata-se de um estudo de caso a partir da obra O Avesso da Pele, de Jeferson Tenório, censurada em alguns estados por secretarias de educação de governos de direita e extrema direita, sendo utilizada como exemplo concreto de como o campo político interfere no campo educacional, regulando o que pode ou não ser ensinado nas escolas públicas. O estudo problematiza a relação entre os capitais, destacando como as disputas de poder impactam a formação escolar, legitimam determinadas narrativas e silenciam outras, influenciando o que se torna legítimo no espaço escolar e o que é considerado subversivo. A pesquisa, fundamentada na teoria da prática, utiliza como referencial teórico Bonnewitz (2003), Bourdieu (2001), Martins (1987) e Oliveira e Pessoa (2013). A análise revelou como as relações sociais estruturam a sociedade, naturalizam desigualdades e reforçam a reprodução de um habitus social excludente, ao mesmo tempo em que a escola, enquanto espaço de disputas, atua tanto na manutenção quanto na possibilidade de ruptura dessas estruturas. Assim, evidencia-se que o campo educacional não é neutro, sendo atravessado pelas disputas do campo político, o que se expressa nas tentativas de censura e na seleção do conhecimento escolar, reforçando hierarquias simbólicas e sociais. Conclui-se que compreender tais dinâmicas é essencial para resistir a essas imposições.

Autor/innen-Biografien

Mony Iaslyn Sampaio Luz, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Pedagogia (Licenciatura) na Faculdade de Educação (FE) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGE) na Faculdade de Educação (FE) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e EaD (GEaD/UFG/CNPq).

Daniela da Costa Britto Pereira Lima , Universidade Federal de Goiás

Pedagoga, Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ) e Pós-Doutora em Educação (UFMT). Professora do Curso de Pedagogia da UFG e atual coordenadora (2022-atual) do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias e Educação a Distância – GEaD/CNPq/UFG. Editora chefe da Revista EmRede (Unirede) e Editora Associada da RBPAE/Anpae. Foi coordenadora geral da Rede de pesquisa em Educação a Distância da região Centro-Oeste (CNPq, 2015-2018; 2019-2021) e atualmente é líder da Rede de Pesquisa em EaD Brasil, América Latina e Moçambique (Unirede, 2021-2024). Coordenadora do GT -16 da Anped (2022-atual) e Coordenadora do Forpred - CO (2022-atual).    

Literaturhinweise

AMADO, Jorge. A morte e a morte de quincas berro d'água. São Paulo: Companhia das letras, 2008.

BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Petrópolis; Vozes, 2003.

BOURDIEU, P. Lições da aula. São Paulo: Ática, 2001.

CATANI, Afrânio Mendes et al. Vocabulário Bourdieu. 1 ed. Belo Horizonte: Autentica, 2017.

MARTINS, C. B. Estrutura e ator: a teoria da prática em Bourdieu. In: Educação e Sociedade, N. 27 (33-46), set. 1987.

OLIVEIRA, João F.; PESSOA, Jadir de Morais. O método em Bourdieu. In: PESSOA, Jadir de Morais; OLIVEIRA, João F. (Orgs.). Pesquisar com Bourdieu. Goiânia: Cânone Editorial, 2013, p.15-30.

ORTIZ, R. A procura de uma sociologia da prática. In: Pierre Bourdieu. Col. Grandes Cientistas Sociais. São Paulo: Ática, 1983.

SANTOS, Emily. O Avesso da Pele: livro que debate racismo é censurado em escolas de 3 estados por reação equivocada ao conteúdo, alertam especialistas. 2024. Disponível em:https://g1.globo.com/educacao/noticia/2024/03/08/o-avesso-da-pele-livro-que-debate-racismo-e-censurado-em-escolas-de-3-estados-por-reacao-equivocada-ao-conteudo-alertam-especialistas.ghtml. Acesso em: 04 fev. 2024.

SNEL. Nota de repúdio à censura de livros. Sindicato Nacional dos Editores de Livros. 08 de março de 2024. Disponível em https://snel.org.br/nota-de-repudio-a-censura-de-livros/. Acesso em: 12 dez. 2024.

TENÓRIO, Jeferson. O avesso da pele. Companhia das letras. São Paulo, 2020.

Veröffentlicht

2025-11-28

Zitationsvorschlag

Sampaio Luz, M. I., & Britto Pereira Lima , D. da C. (2025). Pierre Bourdieu e a Educação: Habitus, capitais e a censura na literatura. CONJECTURA: Filosofia E Educação, 30, e025007. https://doi.org/10.18226/21784612.v30.e025007

Ausgabe

Rubrik

EDUCAÇÃO - Artigos