CULTURA DE INOVAÇÃO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE SOLUÇÕES ENERGÉTICAS: UM ESTUDO DE CASO NA CEMIG SIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v10n3.07

Palavras-chave:

inovação, cultura de inovação, competitividade, empresa pública, setor elétrico

Resumo

O artigo discorre sobre a cultura de inovação como fator de estímulo à competitividade em uma empresa de soluções energéticas. A pesquisa, de caráter exploratório, descritivo e de abordagem qualitativa, teve como objetivo identificar a partir da entrevista estruturada e da pesquisa documental, quais são os elementos para estímulo da cultura de inovação adotados pela Cemig Sim, subsidiária de soluções energéticas da Companhia Energética de Minas Gerais. O roteiro de perguntas foi composto por 22 questões, sendo aplicado ao Gerente de Marketing, Cultura e Customer Success. Após a coleta de dados, as diretrizes de estímulo à inovação adotadas pela Cemig Sim foram comparadas com o modelo proposto por Dutra e Almeida, de 2018, no sentido de analisar as práticas realizadas pela empresa e apontar os destaques e eventuais oportunidades de melhoria. Verificou-se que das 33 variáveis propostas pelo modelo mencionado, a Cemig Sim preenche plenamente 26 categorias, representando 78,7% de completude. Podem ser citados como destaque iniciativas como a tolerância ao erro; organizações que aprendem; trabalho em equipe multifuncional; processos e ferramentas de geração de novas ideias; conhecer clientes atuais e potenciais/buscar ideias fora da organização; apoio explícito da alta direção à inovação; criação e manutenção de uma estrutura organizacional flexível e autonomia dos funcionários. Contudo, a empresa deixa de adotar iniciativas importantes para o processo de gestão da inovação, como estabelecer mecanismos de recompensa e reconhecimento pelo comportamento criativo; rotação de cargos e; métricas de inovação. Sugere-se a elaboração de práticas que contemplem e estimulem tais atividades na empresa.

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Biografia do Autor

Frederico Giffoni de Carvalho Dutra, Universidade FUMEC

Doutor em Gestão da Informação e do Conhecimento (UFMG), Bacharel em Administração, Especialista em Marketing Estratégico, Profissional de comunicação, marketing e inteligência – Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), docente do Programa de Pós-graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC.

Fernanda Gomes Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais. Bibliotecária na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG - Brasil).

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (FUMEC). Especialista em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação (FUMEC). Graduado em Sistemas de Informação pela Faculdade COTEMIG. Professor do curso de Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da FUMEC.

Jurema Suely de Araújo Nery Ribeiro, Universidade FUMEC

Doutora em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento (FUMEC), Mestre em Administração (FEAD), MBA em Logística, Finanças, Gestão de Instituições e Administração da Produção, Bacharel em Administração (Centro Universitário Newton Paiva). Experiência como gestora nas áreas Administrativa, Planejamento de Controle da Produção, Logística, Almoxarifado, Expedição, Suprimentos. Atualmente é Coordenadora do Curso de Administração da Universidade FUMEC.

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Publicado

2023-09-11

Como Citar

Giffoni de Carvalho Dutra, F., Gomes Almeida, F. ., Corrêa, F., & Suely de Araújo Nery Ribeiro, J. (2023). CULTURA DE INOVAÇÃO COMO FATOR DE COMPETITIVIDADE EM UMA EMPRESA PÚBLICA DE SOLUÇÕES ENERGÉTICAS: UM ESTUDO DE CASO NA CEMIG SIM. Revista Brasileira De Gestão E Inovação (Brazilian Journal of Management and Innovation), 10(3). https://doi.org/10.18226/23190639.v10n3.07