THE INFLUENCE OF ORGANIZATIONAL AND TECHNOLOGICAL INNOVATION IN THE GROWTH OF BRAZILIAN COMPANIES

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.06

Keywords:

Organizational innovation, Product innovation, Process innovation, High-growth companies, Growth of salaried employed persons

Abstract

O presente trabalho teve como objetivo analisar a influência da inovação organizacional e tecnológica no crescimento de pessoal ocupado assalariado das empresas brasileiras, um dos indicadores utilizados para medir desempenho organizacional. Assim comparou-se o crescimento de pessoal ocupado assalariado das empresas que combinam inovação organizacional e tecnológica com o das empresas que desenvolvem apenas inovação tecnológica. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem quantitativa, com a realização de testes qui-quadrados, com finalidade explicativa e classificada como documental. A coleta de dados utilizou dados da PINTEC e do CEMPRE. A amostra foi composta por 3.348 empresas brasileiras. Destas, 2.864 são empresas normais, em termos de crescimento de pessoal ocupado assalariado (85,54%), 452 são empresas de alto crescimento (13,50%) e 32 são empresas gazelas (0,96%). Os resultados indicam que a probabilidade de uma empresa normal passar para a categoria alto crescimento aumenta quando estão presentes as seguintes iniciativas em termos de inovação: (i) ênfase em inovação em produto de baixo grau de novidade; (ii) ênfase em utilização principalmente de outras empresas ou institutos para desenvolver inovação de produto;  (iii) ênfase em inovação de processo de alto grau de novidade; (iv) ênfase em utilização principalmente de outras empresas ou institutos para desenvolver inovação de processo; (v) ênfase em inovação organizacional do tipo novos métodos de organização de trabalho; e (vi) ênfase em inovação organizacional tipo  mudanças significativas nas relações com outras empresas ou instituições públicas e sem fins lucrativos. Estas iniciativas podem ser vistas como as contribuições gerenciais desta pesquisa.

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Author Biographies

José Geraldo Pereira Barbosa, Estácio (Brazil)

Doutorado e Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janaeiro (UFRJ) e graduação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenador e professor do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá (MADE/UNESA), e Coordenador e professor adjunto do Curso de Administração Pública da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Suas principais áreas de atuação acadêmica são: gestão da inovação, administração estratégica, administração de serviços e métodos quantitativos. Experiência profissional anterior à acadêmica de 17 anos em gestão de atividades de pesquisa e desenvolvimento de sistemas e equipamentos para plataformas oceânicas.

Jorge Luiz Araujo Fernandes Junior, Departamento de Educação e Cultura do Exército, DECEX, Ministério da Defesa

Possui graduação em Administração pelo Centro Universitário da Cidade(2002) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá(2020). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas. Atuando principalmente nos seguintes temas:inovação organizacional e recursos humanos

Marco Aurélio Carino Bouzada, Estácio (Brazil)

possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2001) e doutorado em Administração pelo Instituto Coppead de Administração/UFRJ (2006). Foi, por mais de 10 anos, professor titular do curso de graduação em Administração da ESPM e de outros cursos de graduação e pós-graduação em diversas instiuições. Por mais de 12 anos, foi professor titular do quadro permanente do Mestrado em Administração da Universidade Estácio de Sá, tendo sido coordenador adjunto do programa e editor-chefe do periódico acadêmico Adm.MADE . Atualmente é professor permanente dos programas de Mestrado e Doutorado em Admnistração da UNIGRANRIO, coordenador e professor do Curso de Formação em Compras e Supply Chain do ALUMNI COPPEAD (UFRJ), além de professor dos Cursos de Formação em Gestão Empresarial e Finanças da insituição, do MBA em Logística da Universidade Veiga de Almeida e do MBA em Finanças da UFF. Tem mais de 50 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais. É organizador e principal autor dos livros Jogando Logística no Brasil; Métodos Quantitativos Aplicados a Casos Reais; O uso de ferramentas quantitativas em call centers - previsão e dimensionamento; Logística Operacional Interna; e Laboratório de Logística: testando teoria com um jogo de empresas. Tem experiência na área de Estatística, Métodos Quantitativos, Pesquisa Operacional e Business Games.

Murilo Alvarenga Alvarenga Oliveira, Fluminense Federal University

Doutor em Administração pela FEA-USP, graduado e Mestre em Administração (UFRRJ). É professor associado do Departamento de Administração da Universidade Federal Fluminense (Campus Volta Redonda) ICHS UFF PUVR. Realiza estágio de pós-doutorado da FEA-USP (2021). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no Mestrado Profissional em Administração da UFF (MPA-VR) (2015-2019) e atua como professor e orientador. Seus interesses de pesquisa organizados nas Linhas: (1) Estratégia e Capacidades para Tecnologia e Inovação, (2) Ambientes Laboratórios de Gerenciamento e (3) Gerenciamento de Projetos, Apoio à Decisão e Desempenho Organizacional (Indicadores e Projetos Tecnológicos). É líder do Grupo de Pesquisa - Laboratório de Gestão Organizacional Simulada (LAGOS) UFF, onde coordena pesquisas de Iniciação Científica e Mestrado. Atua como professor em MBAs da UFF com destaque no MBA em Gestão Empreendedora e no MBA em Economia em Negócios da UFSCar. Possui experiência em Qualidade, Marketing e Treinamento e Desenvolvimento de empresas do setor farmacêutico e tecnologia em agronegócios. Sua inserção na comunidade nacional e internacional inclui uma atuação como avaliador ad-hoc nos periódicos RAC, BBR, RAEP, RASI e como avaliador em eventos científicos como: Academy of Management Conference, IAM, EnANPAD, SEMEAD, CASI, 3ES. Atualmente é membro da Academia de Administração (AoM) e da Sociedade de Ensino para Educadores em Administração (OBTS). Sua produção tem ênfase na Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: jogos de empresas, simuladores organizacionais, gestão de projetos, capacidades dinâmicas, prospecção tecnológica e gestão da inovação.

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Published

2022-09-01

How to Cite

Barbosa, J. G. P., Junior, J. L. A. F., Bouzada, M. A. C., & Oliveira, M. A. A. (2022). THE INFLUENCE OF ORGANIZATIONAL AND TECHNOLOGICAL INNOVATION IN THE GROWTH OF BRAZILIAN COMPANIES. Brazilian Journal of Management and Innovation (Revista Brasileira De Gestão E Inovação), 10(1), 123–143. https://doi.org/10.18226/23190639.v10n1.06