A PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM RELAÇÕES PÚBLICAS NO BRASIL: UM ESTUDO INFOMÉTRICO
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v9n2.08Palavras-chave:
Relações Públicas, Infometria, Produção Científica, Comunicação Organizacional, InovaçãoResumo
A produção científica representa um compromisso social firmado por um pesquisador, qualquer seja a área que ele atua. Relações Públicas é uma área essencial para realizar o gerenciamento da comunicação organizacional, bem como, colaborar para que as organizações e instituições se ajustem a seus públicos. A área de comunicação é um dos vértices considerados pela Capes e, deste modo, esta pesquisa se justifica por buscar compreender a produção científica na área de Relações Públicas no Brasil, no último quadriênio. Utilizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, viabilizada por meio de uma infometria. Os resultados dos 36 artigos avaliados, por atenderem aos critérios estabelecidos, indicam que o ano de 2016 foi o que apresentou mais artigos publicados, a principal palavra-chave foi Relações Públicas, a maior parte dos artigos possui 1 autor. O principal autor possui 4 artigos publicados em autoria e/ou coautoria. A instituição com maior representatividade entre os autores foi a Universidade de São Paulo. A maior parte dos autores são titulados como Doutores, e São Paulo foi o estado com maior número de autores, seguido pelo Rio Grande do Sul. As revistas com maior número de artigos publicados foram a Organicom e a Conexão: Comunicação e Cultura e referente aos procedimentos metodológicos, 72% das publicações eram teóricas. Relativo aos achados, cabe destacar que a área de Relações Públicas possui espaço para se desenvolver como campo empírico, e assim desenvolver e evoluir as teorias, visto que essa é, inclusive, uma das críticas encontradas na literatura.
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