INOVAÇÃO DE VALOR E USO DE UMA PLATAFORMA DE IDEIAS POR UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.18226/23190639.v9n1.07Palavras-chave:
Inovação de valor, Setor Público, Crowdsourcing, Plataforma de ideiasResumo
Nos últimos anos, instituições públicas de diversos países utilizaram inovação aberta, sobretudo desafios de ideias, visando maior colaboração dos cidadãos na gestão pública. Entretanto, percebe-se a ausência de aprofundamento sobre os valores agregados por estas iniciativas às organizações e aos cidadãos. Esta pesquisa aprofunda as investigações neste contexto, utilizando-se o “Radar da Inovação de Valor”: um modelo teórico composto por quatro dimensões e doze fatores críticos para avaliar a percepção de inovação em projetos do setor público. Tem-se como objetivo principal aplicar o modelo radar da inovação de valor no setor público para identificar a percepção de valor por usuários-cidadãos de uma plataforma de ideias, denominado “Desafio Uni+”, promovido por uma universidade pública brasileira. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com objetivos de caráter exploratório-descritivo, abordagem quantitativa e qualitativa, tendo como unidade de análise o “Desafio Uni+”, promovido em uma Universidade Brasileira. Como resultados, têm-se: a análise e a discussão estatística exploratória acerca dos fatores do “radar”, além da descrição da percepção de inovação de valor associada à participação no “Desafio Uni+”. Conclui-se que o fator Colaboração não atende à adequabilidade estatística e não pode ser considerado para avaliar o projeto “Uni+”. Além disso, a comunidade acadêmica percebeu o projeto como inovador em relação à abertura e à eficiência para captação de ideias, entretanto, não percebeu ou, não foi adequadamente informada, sobre a efetividade do desafio, principalmente, associada à implementação das ideias vencedoras do desafio
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