Germinação de sementes e ensino de porcentagem: uma proposta interdisciplinar

Authors

  • Claudiane Fossati Ferri UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
  • Juliana Bortolini UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL- UCS
  • Tatiane Eitelven UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
  • Laurete Terezinha Zanol Sauer UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS
  • Guilherme Brambatti Guzzo UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Abstract

A interdisciplinaridade está intimamente atrelada ao espaço escolar. Mas não somente a ele, uma vez que todo o conhecimento produzido pela humanidade interdepende de diferentes saberes construídos ao longo das diversas áreas de pesquisa. Em vista desses aspectos o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta interdisciplinar estruturada nas competências e habilidades destacadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), abrangendo as disciplinas de Ciências e Matemática, nos assuntos de germinação de sementes e porcentagem. Para tal são discutidos os conceitos referentes à interdisciplinaridade com base em artigos acadêmicos e na própria BNCC. Considera-se que a interdisciplinaridade pode favorecer o desenvolvimento de habilidades e competências educacionais, bem como possibilitar a compreensão dos conteúdos relacionados a situações cotidianas. Dessa forma, para que a interdisciplinaridade aconteça, de fato, nas escolas, outras mudanças devem ocorrer, tais como a valorização do professor, a destinação de docentes com formação específica na área em que atua e a oferta de cursos de formação continuada para os professores que atuam em ciências e matemática a fim de promover a construção de novos conhecimentos e o trabalho em equipe.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p84

Author Biographies

Claudiane Fossati Ferri, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Juliana Bortolini, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL- UCS

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Tatiane Eitelven, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Laurete Terezinha Zanol Sauer, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

Guilherme Brambatti Guzzo, UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL - UCS

Professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática- Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática

References

L. H. Sasseron. Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Argumentação: Relações Entre Ciências Da Natureza e Escola. Revista Ensaio. Vol.17, no. especial, pp. 49-67, 10 2015.

L. A. B. Avila et al., A interdisciplinaridade na escola: Dificuldades e desafios no Ensino de ciências e matemática. Revista Signos,, ano 38, no. 1, pp. 9-23, 2017.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf >. Acesso em 28 mar. 2019.

Y. Lenoir, Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: I. C. A. Fazenda (Org.). Didática e interdisciplinaridade, Papirus, pp. 45-75, 1998.

G. A. Fourez, Construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora Unesp, 1995.

RIO GRANDE DO SUL, referencial curricular gaucho, 2018. Disponível em: <http://curriculo.educacao.rs.gov.br/Sobre/Index>. Acesso em 28 mar. 2019.

U. D’Ambrózio, U. Educação matemática: da teoria à prática. Papirus, 2001.

F. Becker, Para uma pedagogia da ação e a Educação 3.0. In: M. T. Carvalho (org). Educação 3.0: Novas perspectivas para o Ensino, Unissinos, pp. 25-44, 2017.

J. T. Santomé, Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Artes Médicas, 1996.

M. A. Moreira, Diagramas V e a aprendizagem significativa. Revista Chilena de Educación Científica, vol. 6, pp. 3-12, 2007.

P. Freire, Pedagogia do oprimido. Paz e Terra, 46 edition, 2005.

L. H. Sasseron; A. M. P. Carvalho. “Alfabetização Cientifica: Uma Revisão Bibliográfica,” Revista Investigações em Ensino de Ciências. Vol. 16, pp. 59-77, 2011.

Downloads

Published

2020-09-26

How to Cite

Ferri, C. F., Bortolini, J., Eitelven, T., Sauer, L. T. Z., & Guzzo, G. B. (2020). Germinação de sementes e ensino de porcentagem: uma proposta interdisciplinar. Scientia Cum Industria, 8(3), 84–90. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8335

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha