Uma unidade didática integrada interdisciplinar a partir da representação do Sistema Solar em escala

Authors

  • Claudiane Fossatti Ferri Escola Estadual de Ensino Fundamental André Carbonera, Nova Prata, RS
  • Juliana Bortolini Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, Garibaldi, RS
  • Tatiane Eitelven Secretaria de Educação, São Valentin do Sul, RS
  • Guilherme Brambatti Guzzo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

Abstract

O presente artigo apresenta uma proposta de unidade didática interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e Arte do nono ano do Ensino Fundamental. Na busca de auxiliar o trabalho docente sob uma perspectiva interdisciplinar, o artigo propõe a contextualização do ensino de Astronomia, grandezas e medidas, estratégias de escrita e criação artística a partir da representação do Sistema Solar em escala reduzida, visto que atualmente há uma resistência e dificuldade por parte dos professores para desenvolver ações interdisciplinares na escola. Para isto, elaborou-se uma Unidade Didática Integrada cuja execução ocorre em seis etapas. Espera-se que este material auxilie os professores a dinamizar as aulas, diversificando estratégias de ensino e colaborando para promover as aprendizagens sociais e intelectuais. Dessa forma, a interdisciplinaridade oferece recursos e situações para a construção de práticas pedagógicas que contribuam efetivamente no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v9iss3p1

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Published

2021-12-20

How to Cite

Ferri, C. F., Bortolini, J., Eitelven, T., & Guzzo, G. B. (2021). Uma unidade didática integrada interdisciplinar a partir da representação do Sistema Solar em escala. Scientia Cum Industria, 9(3), 1–6. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/10533

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha