Uma unidade didática integrada interdisciplinar a partir da representação do Sistema Solar em escala

Authors

  • Claudiane Fossatti Ferri Escola Estadual de Ensino Fundamental André Carbonera, Nova Prata, RS
  • Juliana Bortolini Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio, Garibaldi, RS
  • Tatiane Eitelven Secretaria de Educação, São Valentin do Sul, RS
  • Guilherme Brambatti Guzzo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECiMa, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS

Abstract

O presente artigo apresenta uma proposta de unidade didática interdisciplinar envolvendo as disciplinas de Ciências, Matemática, Língua Portuguesa e Arte do nono ano do Ensino Fundamental. Na busca de auxiliar o trabalho docente sob uma perspectiva interdisciplinar, o artigo propõe a contextualização do ensino de Astronomia, grandezas e medidas, estratégias de escrita e criação artística a partir da representação do Sistema Solar em escala reduzida, visto que atualmente há uma resistência e dificuldade por parte dos professores para desenvolver ações interdisciplinares na escola. Para isto, elaborou-se uma Unidade Didática Integrada cuja execução ocorre em seis etapas. Espera-se que este material auxilie os professores a dinamizar as aulas, diversificando estratégias de ensino e colaborando para promover as aprendizagens sociais e intelectuais. Dessa forma, a interdisciplinaridade oferece recursos e situações para a construção de práticas pedagógicas que contribuam efetivamente no desenvolvimento cognitivo dos estudantes.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v9iss3p1

References

F. S. Cardoso et al. Interdisciplinaridade: fatos a considerar. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Tecnologia, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 22 – 37, jan./abr. 2008. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/download/222/195. Acesso em: 27 maio 2020.

J. G. Carlos, Interdisciplinaridade no Ensino Médio: Desafios e Potencialidades. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Instituto de Física e Instituto de Química, Brasília, 2007. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2961/1/2007_JairoGoncalvesCarlos.pdf. Acesso em: 29 maio 2020.

G. L. Romani, Ensino de história e a interdisciplinaridade. IN: XXIV Simpósio nacional de história. São Leopoldo, 2007. Disponível em:http://encontro2014.rj.anpuh.org/resources/anais/anpuhnacional/S.24/ANPUH.S24.0680.pdf. Acesso em: 27 maio 2020.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular, 2018. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/12/BNCC_19dez2018_site.pdf. Acesso em: 02 jul. 2020.

V. Lavaqui and I. L. Batista, Interdisciplinaridade em ensino de ciências e de matemática no ensino médio. Ciência e Educação, Bauru, v. 13, n. 3, p. 399-420, 2007.

J. Paviani, Interdisciplinaridade: conceito e distinções. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008.

J. Piaget, Problemas gerais da investigação interdisciplinar e mecanismos comuns. Lisboa: Bertrand, 1973.

A. Pais. Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradas. Da Investigação às Práticas II (II). 37-52. 2012.

Downloads

Published

12/20/2021

How to Cite

Ferri, C. F., Bortolini, J., Eitelven, T., & Guzzo, G. B. (2021). Uma unidade didática integrada interdisciplinar a partir da representação do Sistema Solar em escala. Scientia Cum Industria, 9(3), 1–6. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/10533

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha