A horta escolar como recurso pedagógico para uma ação interdisciplinar

Authors

  • Esther Regina Donazollo Escola Municipal de Ensino Fundamental Soli Gonzaga dos Santos, Vacaria, RS
  • Rejane A. de Campos Perotoni Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Henrique Gelain, Vacaria, RS
  • Guilherme Brambatti Guzzo Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Este estudo versa sobre a importância da horta escolar como forma de trabalhar com os alunos a consciência ambiental, aliando teoria e prática. Destacando que tal temática possibilita um projeto interdisciplinar, o qual envolve inúmeros saberes, buscando conscientizar o educando sobre a importância do desenvolvimento sustentável para sua qualidade de vida e das gerações futuras. Sendo assim, a questão norteadora deste estudo foi: Como a temática horta pode ser utilizada para o desenvolvimento de um trabalho interdisciplinar? Para responder a tal inquietação realizou-se uma pesquisa bibliográfica em diferentes fontes que objetivou reconhecer a importância do trabalho com a horta escolar de forma interdisciplinar, bem como, ressaltar a importância da escola como instituição responsável por formar cidadãos que se preocupem com o cuidado ambiental. Com isso, esse estudo buscou enfatizar um trabalho interdisciplinar entre as diversas disciplinas do currículo escolar, destacando que elas auxiliam a formação plena do sujeito, contribuem para que o aluno construa sua aprendizagem e perceba a importância de todas as disciplinas, visto que elas têm estreita relação com a vida, bem como possibilitam que o saber científico seja trabalhado na escola de forma acessível.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p74

References

O. Pombo. Interdisciplinaridade e integração dos saberes. Liinc em Revista, v.1, n.1, março, 2005.

A. C. W. Ludwig. Fundamentos e práticas de metodologia científica. Petrópolis: Vozes, 2009.

V. Lavaqui and I. L. Batista. Interdisciplinaridade em ensino de Ciências e de Matemática no Ensino Médio. Ciência e Educação, 2007.

A. L. Cervo, P. A. Bervian and R. Silva. Metodologia Científica. 6ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

Brasil. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionacomum.mes.gov.br/a-base. Acesso em: 05 de dezembro de 2022.

A. R. Rabelo and T. J. S. Gotler. Horta na escola como ferramenta pedagógica e consciência ambiental. 2 ed. São Paulo, 2018.

S. Tishman, D. N. Perkins and E. Jay. A cultura do pensamento na sala de aula. São Paulo: Artmed, 1999.

M. F. Oliveira. Metodologia Científica: um material para a realização de pesquisas em administração. Catalão: Universidade Federal de Goiás, 2011.

Downloads

Published

2023-01-07

How to Cite

Donazollo, E. R., Perotoni, R. A. de C., & Guzzo, G. B. (2023). A horta escolar como recurso pedagógico para uma ação interdisciplinar. Scientia Cum Industria, 10(1), 74–77. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11252

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha