O uso de uma situação-problema na aprendizagem sobre animais peçonhentos: um relato de experiência

Authors

  • Camila Lima da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • Bárbara Pivotto Roncen
  • Guilherme Brambatti Guzzo

Abstract

Animais peçonhentos produzem toxina e possuem alguma estrutura capaz de inocular a peçonha nas suas presas e predadores. Muitos desses animais são de interesse médico, tornando importante o ensino sobre eles para além do âmbito acadêmico. Neste trabalho é relatada a experiência da aplicação de uma oficina sobre animais peçonhentos realizada no Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul (MUCS) em 2021 e 2022, cujos objetivos são identificar animais peçonhentos e não peçonhentos da Serra Gaúcha e desmistificar crenças acerca desses animais. A oficina consiste na apresentação de uma situação-problema que deve ser resolvida pelos estudantes. Inicialmente, os participantes classificam espécimes de animais em peçonhentos ou não peçonhentos a partir de seus conhecimentos prévios e das interações entre os colegas. A segunda tarefa trata da separação em “verdade” ou “mito” a partir da apresentação de fichas com afirmações sobre animais peçonhentos e venenosos, importância ecológica, primeiros socorros e medidas profiláticas. Após cada tarefa, são revistas e discutidas as conclusões dos estudantes, com base no conhecimento morfológico, comportamental e biológico desses grupos. Considerando as aplicações realizadas durante o período analisado, observou-se o engajamento dos estudantes, bem como a participação e o interesse acerca dos temas abordados. Notou-se que crenças iniciais e pouco fundamentadas sobre riscos oferecidos por animais e cuidados em caso de acidentes foram repensadas. A oficina é uma boa alternativa para complementar o ensino de temas como zoologia, ecologia, taxonomia, entre outros.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p65

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Published

2022-12-25

How to Cite

da Silva, C. L., Roncen, B. P., & Guzzo, G. B. (2022). O uso de uma situação-problema na aprendizagem sobre animais peçonhentos: um relato de experiência. Scientia Cum Industria, 10(1), 65–69. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11245

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha