Show da Luna: mediando a alfabetização científica na Educação Infantil

Authors

  • Oraide Suzana Antunes Bittencourt Universidade de Caxias do Sul
  • Guilherme Brambatti Guzzo Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O trabalho apresentado é um recorte de um projeto de pesquisa de mestrado e traz resultados preliminares envolvendo o uso de “O Show da Luna” como mediador de aprendizagens. A Educação Infantil propicia à criança resultados efetivos de aprendizagem para toda sua vida, mas o que muitas vezes acontece é que o ensino de ciências acaba sendo pouco incentivado nessa etapa. Este estudo teve como objetivo refletir a respeito do impacto de um desenho animado sobre a aprendizagem em ciências na Educação Infantil. Reforçamos que este é um recorte do projeto de pesquisa que ainda está em desenvolvimento, e traz apenas resultados preliminares envolvendo o uso de “O Show da Luna” como mediador de aprendizagens. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola municipal de Vacaria, RS, com uma turma de Pré 1, onde sete episódios de “O Show da Luna” foram apresentados, cada um deles envolvendo um tema científico. Aqui estão considerados apenas os dados dos dois primeiros episódios, onde observou-se o envolvimento das crianças a partir da exibição e discussão dos desenhos. Os dados preliminares foram obtidos através do diário de bordo da pesquisadora. No primeiro encontro, a maioria das crianças revelou nunca ter, ou ter assistido poucas vezes os episódios do desenho. No segundo encontro as crianças se engajaram mais, fizeram mais observações e se mostraram mais curiosas com relação aos temas trazidos pelo desenho. A promoção da ciência na Educação Infantil é um tema de grande relevância para impulsionar aprendizagens nas crianças pequenas e o fato de existirem desenhos animados com temática científica constitui-se em uma ferramenta útil para que professores possam promover esse ensino no contexto infantil.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p53

References

J. D. Harlan and M. S. Rivkin, Ciências em Educação Infantil: Uma Abordagem Integrada. 7ª Edição - Porto Alegre: Artmed, 2002.

C. M. Craidy and G. E. P. S. Kaercher, Educação Infantil: Pra que te quero? 1ª Edição - Porto Alegre: Artmed, 2001.

M. E. C. C. Lima and M. B. L. Santos, Ciências da natureza na Educação Infantil 2ª edição – Belo Horizonte [MG]: Fino Traço: UFMG, 2018.

A. M. C. Carvalho And D. Gil- Perez, Formação de professores de Ciências: Tendencias e Inovações (Coleção: questões da Nossa Época; V.26) 8ª Edição São Paulo: Cortez, 2006.

H. Assmann, Curiosidade e Prazer de Aprender: O Papel da Curiosidade na Aprendizagem Criativa. Petropolis, R J: Vozes, 2004.

W. R. Morais, M. I. Garïglio, C. G. Aguiar, Cadernos do CNLE, Vol. XV, numero 5, t. 1. Rio de Janeiro: CiFEiL, 2011, p. 140.

A. C. Almeida, C. de. Costa, Edith Goncalves. Ensino de Ciências na Educação Infantil em uma abordagem CTS: Possibilidades Lúdicas para uma formação cidadã. 1ª edicao – Ananindeua, PA: Itacaiúnas, 2020.

J. Piaget, A Construção do Real na Criança. Tradução de Alvaro Cabral. 2ª edição Rio de Janeiro, Zahar; Brasília INL, 1975.

M. S. Pulasky, Compreendendo Piaget: uma introdução ao desenvolvimento cognitivo da criança. 2ª Edição revisada e ampliada. Nova York- EUA, 1980.

Brasil. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

Lei Federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Brasil. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996.

Brasil. Ministério da Educação. Referencial Curricular para Educação Infantil (RCNEI).

Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

D. Delizoicov and J. A. Angotti, Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1990.

J. W. Creswell, Projeto de Pesquisa: Métodos Qualitativos, Quantitativo e Misto / John W. Creswell, J. David Creswell; Tradução: Sandra Maria Mallmann Rosa; 5ª Edição Porto Alegre: Penso, 2021.

D. Delizoicov, J. A. Angotti and M. M. Pernambuco, Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Colaboração Antônio Fernando Gouvêa da Silva. 4ª edição- São Paulo: Cortez, 2011.

L. Almeida and J. M. Rousset, Práticas Comentadas para Inspirar: formação do professor de Educação Infantil. 1 edição- São Paulo: editora do Brasil, 2017.

F. Aguilera and M. D. S. Silva, A Influência dos Desenhos Animados no Comportamento de crianças ao brincar- Uma Revisão. Revista Lugares da Educação, Bananeiras, PB, V. 5, número 11, p. 104-117, agosto - dezembro, 2015. Disponível em:

Downloads

Published

2022-12-25

How to Cite

Bittencourt, O. S. A., & Guzzo, G. B. (2022). Show da Luna: mediando a alfabetização científica na Educação Infantil. Scientia Cum Industria, 10(1), 53–59. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11243

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha