Ilha Interdisciplinar de Racionalidade envolvendo o descarte e a decomposição de resíduos

Authors

  • Andresa Maria Menegaz Universidade de Caxias do Sul
  • Deise Guder Universidade de Caxias do Sul
  • Derlise Fiametti Xavier Universidade de Caxias do Sul
  • Guilherme Brambatti Guzzo Universidade de Caxias do Sul

Abstract

Não obstante o tema sustentabilidade esteja atualmente se tornando um clichê, na prática ele é pouco aplicado. Nas escolas de Educação Básica, por exemplo, quase que anualmente são realizados projetos sobre a importância da separação do lixo. Contudo, ainda assim continua-se observando as lixeiras com os resíduos orgânicos misturados aos inorgânicos. Revela-se essencial, portanto, abordar e refletir sobre esse assunto. Neste contexto, este trabalho apresenta-se como uma proposta interdisciplinar elaborada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, justamente com o objetivo de estimular a reflexão dos alunos sobre o descarte e o tempo de decomposição de resíduos orgânicos e não orgânicos no meio ambiente, levando-os a compreender e praticar o consumo consciente, bem como propondo-lhes alternativas sustentáveis para a reutilização ou reciclagem de materiais em seu cotidiano. O desenvolvimento da proposta apoia-se na metodologia das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), preceituadas por Fourez na intenção de promover a Alfabetização Científica e Técnica (ACT) dos estudantes, as quais representam uma forma de promover um ensino capaz de propiciar a autonomia, o domínio e a comunicação das tecnologias intelectuais elaboradas pela humanidade, contribuindo, assim, para a formação de sujeitos alfabetizados cientificamente.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v10iss1p60

References

G. Fourez. Qu' entendre par "îlot de rationalité"? Et par "îlot interdisciplinaire de rationalité"? Aster, 25, 1997, p. 217–225.

A. M. Gobbi. Ilha Interdisciplinar de Racionalidade com o tema “Churrasco Saudável”: Promovendo Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino Fundamental II. (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). UCS. Caxias do Sul, 2020. 150p.

D. Demarco. Ilha interdisciplinar de racionalidade: uma discussão sobre o funcionamento dos condicionadores de ar na escola. (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto de Ciências Exatas e Geociências). UPF. Passo Fundo, 2018, 99 p.

A. C. Tramontin; S. C. Duarte; A. F. Miquelin and D. Bertoni. Ilha interdisciplinar de racionalidade: um olhar para o lixo na noosfera campeira. Experiências em Ensino de Ciências, Ponta Grossa, v.14, n.1, p.102-118, 2019.

I. C. A. Fazenda. O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum: Educação é a Base. Brasília, 2018.

G. Fourez, Ph. Mathy and V. Englebert-Lecomte. Un modèle pour un travail interdisciplinair. Aster, 17, 1993, p. 119-142.

A. C. Gil. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

J. P. A. Filho and F. N. Souza. Analisando os padrões de questionamento presentes na ilha interdisciplinar de racionalidade de Fourez. VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.

Saiba Mais Turma Da Mônica, Lixo e Reciclagem. Gibis Infalíveis. [S. I.] 1 vídeo (13 min e 27 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6HF3DNWuojQ. Acesso em 03 de nov. de 2022. FL

Turma Da Mônica Em: Um Plano Para Salvar o Planeta. Turma da Mônica. [S. I.] 1 vídeo (7 min e 13 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dCOOWSbe6Ig. Acesso em 03 de nov. de 2022.

Downloads

Published

12/25/2022

How to Cite

Menegaz, A. M., Guder, D., Xavier, D. F., & Guzzo, G. B. (2022). Ilha Interdisciplinar de Racionalidade envolvendo o descarte e a decomposição de resíduos. Scientia Cum Industria, 10(1), 60–64. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/11244

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha