Ilha Interdisciplinar de Racionalidade envolvendo o descarte e a decomposição de resíduos
Abstract
Não obstante o tema sustentabilidade esteja atualmente se tornando um clichê, na prática ele é pouco aplicado. Nas escolas de Educação Básica, por exemplo, quase que anualmente são realizados projetos sobre a importância da separação do lixo. Contudo, ainda assim continua-se observando as lixeiras com os resíduos orgânicos misturados aos inorgânicos. Revela-se essencial, portanto, abordar e refletir sobre esse assunto. Neste contexto, este trabalho apresenta-se como uma proposta interdisciplinar elaborada para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, justamente com o objetivo de estimular a reflexão dos alunos sobre o descarte e o tempo de decomposição de resíduos orgânicos e não orgânicos no meio ambiente, levando-os a compreender e praticar o consumo consciente, bem como propondo-lhes alternativas sustentáveis para a reutilização ou reciclagem de materiais em seu cotidiano. O desenvolvimento da proposta apoia-se na metodologia das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR), preceituadas por Fourez na intenção de promover a Alfabetização Científica e Técnica (ACT) dos estudantes, as quais representam uma forma de promover um ensino capaz de propiciar a autonomia, o domínio e a comunicação das tecnologias intelectuais elaboradas pela humanidade, contribuindo, assim, para a formação de sujeitos alfabetizados cientificamente.
References
G. Fourez. Qu' entendre par "îlot de rationalité"? Et par "îlot interdisciplinaire de rationalité"? Aster, 25, 1997, p. 217–225.
A. M. Gobbi. Ilha Interdisciplinar de Racionalidade com o tema “Churrasco Saudável”: Promovendo Alfabetização Científica e Tecnológica no Ensino Fundamental II. (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). UCS. Caxias do Sul, 2020. 150p.
D. Demarco. Ilha interdisciplinar de racionalidade: uma discussão sobre o funcionamento dos condicionadores de ar na escola. (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto de Ciências Exatas e Geociências). UPF. Passo Fundo, 2018, 99 p.
A. C. Tramontin; S. C. Duarte; A. F. Miquelin and D. Bertoni. Ilha interdisciplinar de racionalidade: um olhar para o lixo na noosfera campeira. Experiências em Ensino de Ciências, Ponta Grossa, v.14, n.1, p.102-118, 2019.
I. C. A. Fazenda. O que é Interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008.
Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Curricular Comum: Educação é a Base. Brasília, 2018.
G. Fourez, Ph. Mathy and V. Englebert-Lecomte. Un modèle pour un travail interdisciplinair. Aster, 17, 1993, p. 119-142.
A. C. Gil. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
J. P. A. Filho and F. N. Souza. Analisando os padrões de questionamento presentes na ilha interdisciplinar de racionalidade de Fourez. VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, 2009.
Saiba Mais Turma Da Mônica, Lixo e Reciclagem. Gibis Infalíveis. [S. I.] 1 vídeo (13 min e 27 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6HF3DNWuojQ. Acesso em 03 de nov. de 2022. FL
Turma Da Mônica Em: Um Plano Para Salvar o Planeta. Turma da Mônica. [S. I.] 1 vídeo (7 min e 13 seg). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=dCOOWSbe6Ig. Acesso em 03 de nov. de 2022.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).