UCS Aquarium e a sensibilização ambiental para a preservação dos ecossistemas aquáticos
Abstract
Os espaços não formais de ensino são essenciais na construção da aprendizagem, pois proporcionam aos visitantes experiências diferenciadas e complementam as temáticas desenvolvidas nos ambientes formais de ensino. Espaços de visitação com aquários são destinados para lazer e educação. Nestes ambientes os visitantes observam diferentes ecossistemas aquáticos e são sensibilizados às questões ambientais. O UCS Aquarium, do Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul, objetiva a compreensão dos fatores que influenciam no equilíbrio dos ecossistemas aquáticos e a instrumentalização dos visitantes para desenvolver um comportamento ético frente aos recursos naturais. O Aquarium possui 14 aquários, sendo 13 de água doce e 1 de água salgada. São 101 espécies entre peixes, equinodermos, crustáceos e plantas aquáticas, totalizando 2107 indivíduos. Além dos aquários, encontram-se painéis didáticos, maquete da planície costeira do Estado do Rio Grande do Sul e dioramas sobre o impacto dos resíduos no meio marinho. As visitações de escolas são monitoradas, mediante agendamento. Este trabalho tem por objetivo divulgar as atividades de educação ambiental realizadas no UCS Aquarium para as escolas da região e a importância destas para a sensibilização e preservação dos ecossistemas aquáticos. No período de setembro de 2017 a junho de 2018 o Aquarium recebeu 12.314 estudantes de instituições da região. Estas monitorias complementam os conhecimentos adquiridos na escola, fazem analogias entre um ecossistema artificial e natural, a importância do equilíbrio deste para a sobrevivência dos seres vivos, reconhecem diferentes espécies e sensibilizam-se com a problemática dos resíduos nestes ecossistemas. A partir desta construção de conhecimentos, durante a visitação ao UCS Aquarium, os estudantes são desafiados a refletirem sobre suas ações e são motivados a conservar e preservar o meio ambiente, além de serem estimulados a disseminar as informações adquiridas neste espaço de visitação, ressaltando os impactos que os ecossistemas aquáticos sofrem com o descaso quanto aos resíduos e consequentemente, o próprio ser humano.
References
V. E. Pauliv; L. C. Carvalho; C. Felippe; R. Bobato; F. A. Sedor. Programa de ciência da escola - museu de ciências naturais da criança: construindo uma visão de ciência na educação básica. R. B. E. C. T., vol 6, núm. 2 mai-ago, 2013.
A. Falcão. Museu como lugar de memória. Salto para o futuro. Museu e escola: educação formal e não-formal. Ano XIX – Nº 3 – Maio/2009.
C. L. Ferreira. O lugar da educação em espaços não formais: museus e centros de ciências. In: III Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educativos. Uberaba, 2015.
M. G. Gohn. Educação não-formal na pedagogia social. In: Proceedings of the 1. I Congresso Internacional de Pedagogia Social, 2006, São Paulo (SP) [online], 2006.
H. M. M. Araújo. Memória e Produção de Saberes em Espaços Educativos Não-Formais. Cadernos do CEOM, ano 20 - nº26, 2006.
F. S. Santos. A importância da biodiversidade. Revista Científica de Educação a Distância. Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) Núcleo de Educação a Distância - Unimes Virtual. Edição especial, 2010.
L. Essi; A. B. Siqueira. Educação Ambiental nas escolas brasileiras: tendências e desafios. In: Dörr AC, Rossato MV, Rovedder APM, Piaia BB. Práticas e saberes em meio ambiente. Curitiba: Appris, 2014.
I. Chagas. Aprendizagem não-formal/formal das ciências: relação entre museus de ciências e as escolas. Revista de Educação, Lisboa, v. 3, n. 1, 1993.
M. de M. Salgado; M. Marandino. O mar no museu: um olhar sobre a educação nos aquários. Scielo. v.20, n.2, abr.-jun. 2013, p.653-673. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v21n3/0104-5970-hcsm-21-3-0867.pdf> Acesso em: 03 de julho de 2018.
D. Hoornweg; B. T. Perinaz. What a waste:: A Global Review of Solid Waste Management. Urban Development Series, 2012.
D. T. Tudor; A. T. Williams; A. E. Randerson; R. E. Earll. The use of multivariate statisticaltechniques to establish beach debris pollution sources. Journal of Coastal Research, Special Issue 36:716-725. 2002.
T. C. Balbão; A. G. S. Castro. Ocorrência de tartarugas marinhas no litoral norte do Rio Grande do Sul e evidências de ações antrópicas. In: CASTRO, A.G. S. (eds.), Por que animais marinhos morrem no litoral sul do Brasil? Resultados do Planbio-Sul. Porto Alegre. pp. 31-35. 2001.
L. Bugoni et al. Marine debris and human impacts on sea turtles in Southern Brazil. Marine Pollution Bulletin, v.42, n.12, p.1330-1334, 2001. Disponível em: <http://www.seaturtle.org/PDF/BugoniL_2001_MarPollutBull.pdf>Acesso em: 15 julh. 2018.
C. J. Brondani; M. E. Henzel. Análise sobre a conscientização ambiental em escolas da rede municipal de ensino. 2010. Revista Brasileira de Educação Ambiental – RevBEA. Disponível em: <http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/view/1688>. Acesso em: 06 jul. 2018.
M. I. G. Higuchi; G. C. de Azevedo. Educação como processo na construção da cidadania ambiental. 2004. Revista Brasileira de Educação Ambiental - RevBEA; p. 63 - 70. Disponível em: <http://www.sbecotur.org.br/revbea/index.php/revbea/article/viewFile/4080/2434#page=63>. Acesso em: 10 jul. 2018.
E. M. de Oliveira; W. M. B. Santos; J. L. de Morais; F. J. Bassetti; R. Bergamasco. Percepção ambiental e sensibilização de alunos de colégio estadual sobre a preservação da nascente de um rio. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. ISSN 1517-1256, V. 30, n. 1, p. 23 – 37, 2013. Disponível em: <http://repositorio.furg.br/bitstream/handle/1/3705/Percep%C3%A7%C3%A3o%20ambiental%20e%20sensibiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20alunos%20de%20col%C3%A9gio%20estadual%20%20sobre%20a%20preserva%C3%A7%C3%A3o%20da%20nascente%20de%20um%20rio..pdf?sequence=1>. Acesso em: 10 jul. 2018.
J. M. Scopel. O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola. Dissertação de Mestrado. Universidade de Caxias do Sul. 2015. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/1080> Acesso em: 04 de julh. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).