Contribuição das práticas de educação ambiental sobre os resíduos sólidos para a sensibilização ambiental

Authors

  • Fernanda Patel Porto Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno
  • Janete Maria Scopel Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno
  • Daniela Borges Escola Municipal de Ensino Fundamental Guerino Zugno

Abstract

É preciso buscar alternativas para mitigar os impactos causados pelos resíduos no meio ambiente e a escola é o local ideal para desenvolver competências e habilidades sobre esta temática. Por meio da educação ambiental, é possível criar estratégias de preservação, buscando reconhecer os impactos causados pelos resíduos destinados incorretamente no ecossistema. Este trabalho objetivou verificar se atividades práticas de educação ambiental contribuem para a compreensão de conceitos relacionados aos resíduos sólidos e a sensibilização ambiental de estudantes do 5º ano de uma escola municipal em Caxias do Sul/RS. As atividades foram realizadas no período de junho a julho de 2019, com 36 estudantes. Inicialmente foi aplicado um questionário sobre resíduos. Em seguida, foram realizadas práticas de educação ambiental em sala de aula, integrando as diversas áreas do conhecimento. No final das atividades, foi reaplicado o questionário inicial. A partir da análise destes, pode-se inferir que os estudantes passaram a reconhecer o conceito de resíduos, as cores e os materiais que devem ser enviados para a reciclagem. Passaram a compreender a importância de não destinar incorretamente os mesmos, pois prejudicam o ecossistema: poluem as águas, causam doenças e a morte dos animais. E na escola, passaram a ter atitudes de cuidado com os resíduos, destinando corretamente para a reciclagem e evitando o desperdício. Por meio disto, percebe-se que houve compreensão de conceitos relacionados aos resíduos sólidos e a sensibilização ambiental. E desta maneira, estes estudantes passam a serem disseminadores destes conceitos e principalmente contribuem de maneira efetiva para a preservação ambiental.

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v8iss3p44

References

S. É. R. Guimarães e E. Boruchovitch. “O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos Estudantes: uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação”. Psicologia: Reflexão e Crítica, 2004.

N. Gouveia. “Resíduos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social”. Ciência & Saúde Coletiva, 2012. Disponível em:

<https://www.scielosp.org/pdf/csc/2012.v17n6/1503-1510/pt> Acesso em: 16 de dez. de 2019.

J. D. N. L. Andrade. “Educação ambiental nas séries iniciais (2º ao 5º) na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João Ribeiro. Campina Grande”, 2014. Monografia – Universidade Estadual da Paraíba.

J. M. Scopel. “O aquário como estratégia de ensino para a ocorrência da aprendizagem significativa na escola”. Dissertação de Mestrado. Universidade de Caxias do Sul. 2015. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/1080> Acesso em: 19 de dez. 2019.

D. T. S. Silva. “Educação Ambiental: Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos na Escola”. Cachoeirinha-RS: FASB, 2007.

J. I. Encinas; R. C. Nóbrega; A. F. Couto Júnior. “Sugestão de criação de uma área de preservação ambiental na região do Ecomuseu do Cerrado”. Boletim do Herbário Ezechias Paulo Heringer. Brasília: v. 14, Dezembro de 2004.

S. É. R. Guimarães; E. Boruchovitch. “O Estilo Motivacional do Professor e a Motivação Intrínseca dos estudantes: Uma Perspectiva da Teoria da Autodeterminação”. Psicologia Reflexão e Crítica, Rio Grande do Sul, v. 17, n. 2, p. 143-150, 2004.

D. F. Andrade. “Implementação da Educação Ambiental em Escolas: uma reflexão”. Dissertação de Mestrado em Educação Ambiental e Desenvolvimento. Universidade de South Bank, Inglaterra, 2010. Disponível em: Acesso em: 16 de dez. de 2019.

Downloads

Published

08/24/2020

How to Cite

Porto, F. P., Scopel, J. M., & Borges, D. (2020). Contribuição das práticas de educação ambiental sobre os resíduos sólidos para a sensibilização ambiental. Scientia Cum Industria, 8(3), 44–48. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/8051

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha