A importância da visitação monitorada no Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul

Authors

  • Agnes Pozenato Pinto Universidade de Caxias do Sul
  • Gabriela Bianca Pacheco Universidade de Caxias do Sul
  • Janete Maria Scopel Universidade de Caxias do Sul
  • Luciana Scur Universidade de Caxias do Sul

Abstract

O Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul cumpre as finalidades culturais, acadêmicas, de pesquisa e de difusão do conhecimento nos espaços para exposições permanentes e temporárias, além dos setores de pesquisa. A Sala de Exposição Permanente é um dos ambientes mais visitados possuindo dioramas que recriam os ecossistemas e biodiversidade do Rio Grande do Sul. Além destes, outros apresentam animais taxidermizados, amostras de rochas e minerais, fósseis e modelos didáticos. O objetivo deste espaço é despertar o espírito científico e o respeito à natureza, difundindo conhecimentos voltados para a preservação dos recursos naturais e dos elementos que compõem os ecossistemas do Estado. As escolas são monitoradas durante a visitação, havendo a troca de informações entre monitores e visitantes, sobre os temas apresentados. Após a monitoria são desenvolvidas atividades lúdicas de sensibilização ambiental e preenchido um instrumento de pesquisa, onde os estudantes relatam aspectos apreendidos durante a visitação e citando o que mais chamou a atenção. Foram analisados, quali e quantitativamente, 194 instrumentos de avaliação, preenchidos por estudantes aleatórios de 27 escolas visitantes, entre agosto e dezembro de 2015. Com esta análise, foi inferido que a aprendizagem está relacionada, principalmente, às curiosidades e importância dos animais, à biodiversidade dos ecossistemas, impactos ambientais e preservação. O que mais se destaca para os estudantes são os diferentes animais taxidermizados, as plantas, rochas e os ecossistemas em um contexto geral. Assim, fica ressaltada a importância das monitorias na visitação, que por meio das ideias compartilhadas, novos conceitos são construídos, tornando a aprendizagem significativa.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p244

Author Biographies

Agnes Pozenato Pinto, Universidade de Caxias do Sul

Bacharelado em Ciências Biológicas, Museu de Ciencias Naturais.

Gabriela Bianca Pacheco, Universidade de Caxias do Sul

Museu de Ciências Naturais

Janete Maria Scopel, Universidade de Caxias do Sul

Museu de Ciências Naturais

Luciana Scur, Universidade de Caxias do Sul

Museu de Ciências Naturais

References

LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora.

MARANDINO, M. Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo, SP: Geenf / FEUSP, 2008.

BORTOLETTO, L. As monitorias interativas e valorização dos conhecimentos prévios dos alunos para a aprendizagem de conhecimentos científicos em museus e centros de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, nov. 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1443.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016

AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. Nova York, Grune and Stratton, 1963.

DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.

BUCKUP, G. B. org. Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra. Libretos Porto Alegre, 2008.

OLIVEIRA, E. R. Parâmetros científicos de avaliação do estado de conservação de espécimes de taxidermia artística para museus e coleções: aplicação do método no acervo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Universidade Federal de Pelotas – Instituo de Ciências Humanas. Monografia em Museologia. Disponível em: <https://museologiaufpel.files.wordpress.com/2010/09/eder.pdf>. Acesso em: 07 de set. 2016.

Downloads

Published

03/08/2017

How to Cite

Pozenato Pinto, A., Pacheco, G. B., Scopel, J. M., & Scur, L. (2017). A importância da visitação monitorada no Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul. Scientia Cum Industria, 4(4), 244–247. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4920

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha