A importância da visitação monitorada no Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul
Abstract
O Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul cumpre as finalidades culturais, acadêmicas, de pesquisa e de difusão do conhecimento nos espaços para exposições permanentes e temporárias, além dos setores de pesquisa. A Sala de Exposição Permanente é um dos ambientes mais visitados possuindo dioramas que recriam os ecossistemas e biodiversidade do Rio Grande do Sul. Além destes, outros apresentam animais taxidermizados, amostras de rochas e minerais, fósseis e modelos didáticos. O objetivo deste espaço é despertar o espírito científico e o respeito à natureza, difundindo conhecimentos voltados para a preservação dos recursos naturais e dos elementos que compõem os ecossistemas do Estado. As escolas são monitoradas durante a visitação, havendo a troca de informações entre monitores e visitantes, sobre os temas apresentados. Após a monitoria são desenvolvidas atividades lúdicas de sensibilização ambiental e preenchido um instrumento de pesquisa, onde os estudantes relatam aspectos apreendidos durante a visitação e citando o que mais chamou a atenção. Foram analisados, quali e quantitativamente, 194 instrumentos de avaliação, preenchidos por estudantes aleatórios de 27 escolas visitantes, entre agosto e dezembro de 2015. Com esta análise, foi inferido que a aprendizagem está relacionada, principalmente, às curiosidades e importância dos animais, à biodiversidade dos ecossistemas, impactos ambientais e preservação. O que mais se destaca para os estudantes são os diferentes animais taxidermizados, as plantas, rochas e os ecossistemas em um contexto geral. Assim, fica ressaltada a importância das monitorias na visitação, que por meio das ideias compartilhadas, novos conceitos são construídos, tornando a aprendizagem significativa.
References
LANGHI, R.; NARDI, R. Educação em astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escrituras Editora.
MARANDINO, M. Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo, SP: Geenf / FEUSP, 2008.
BORTOLETTO, L. As monitorias interativas e valorização dos conhecimentos prévios dos alunos para a aprendizagem de conhecimentos científicos em museus e centros de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Florianópolis, nov. 2009. Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1443.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016
AUSUBEL, D. P. The psychology of meaningful verbal learning. Nova York, Grune and Stratton, 1963.
DIAS, G. F. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
BUCKUP, G. B. org. Biodiversidade dos Campos de Cima da Serra. Libretos Porto Alegre, 2008.
OLIVEIRA, E. R. Parâmetros científicos de avaliação do estado de conservação de espécimes de taxidermia artística para museus e coleções: aplicação do método no acervo do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter. Universidade Federal de Pelotas – Instituo de Ciências Humanas. Monografia em Museologia. Disponível em: <https://museologiaufpel.files.wordpress.com/2010/09/eder.pdf>. Acesso em: 07 de set. 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).