Trilha ecológica: um recurso pedagógico no ensino da Botânica
Abstract
A biodiversidade brasileira é tida como uma das mais ricas do mundo, sendo que a educação ambiental é uma das ferramentas mais promissoras para a conservação da mesma. Espaços como os Jardins Botânicos apresentam grande importância neste processo, pois apresentam distintos ambientes de aprendizagem que podem servir como recursos didáticos, como trilhas ecológicas. Este trabalho buscou verificar a eficiência da realização de uma trilha ecológica no ensino da botânica. Foi aplicado um questionário pré e pós-trilha para 28 estudantes de uma escola pública de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A trilha foi aplicada em diferentes espaços do Jardim Botânico de Caxias do Sul. Observou-se que 55% dos estudantes relataram que aumentaram seu conhecimento sobre as plantas após a realização das atividades. Em ambos os questionários, pré e pós, os estudantes afirmaram que não é possível existir vida na Terra sem a existência das plantas. Após a realização da trilha, houve aumento nas citações de todas as funções ecológicas apresentadas aos estudantes, bem como dos usos das plantas pelo homem. Este incremento foi mais evidente nas funções e usos menos comuns ou trabalhadas pelos professores em sala de aula. Em relação a percepção que as plantas podem causar impactos negativos aos ecossistemas naturais, houve um acréscimo de mais de 100% após a realização da trilha. Nossos resultados apontam que a realização da trilha pode servir sim como um recurso didático importante, pois permite a experimentação, visualização e conexão de muitos conceitos relacionados aos conteúdos didáticos e ampliação da visão dos estudantes sobre esta temática.
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