Confecção de jogos com materiais alternativos como estratégia de ensino

Authors

  • Janete Maria Scopel Museu de Ciências Naturais, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
  • Gerson Luiz Cavalli Museu de Ciências Naturais, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.
  • Luciana Scur Museu de Ciências Naturais, Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, RS.

Abstract

Este trabalho relata a experiência da oficina de confecção de jogos com materiais alternativos como estratégia de ensino durante a execução do Projeto “O Museu de Ciências Naturais vai à Escola”, realizado pelo Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul em parceria com uma escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul, RS. A oficina teve como objetivo contribuir com o processo de ensino e aprendizagem por meio da confecção de jogos com materiais alternativos, buscando estimular o raciocínio lógico dos estudantes e sensibilizar quanto a preservação ambiental. Os jogos didáticos são estratégias que estimulam o desenvolvimento cognitivo e afetivo, promovendo a interação social e a construção dos conhecimentos de maneira divertida e descontraída. Ao escolherem materiais alternativos acontece a sensibilização ambiental, com a reflexão sobre impactos dos resíduos no meio ambiente, tempo de degradação e importância da reciclagem e reutilização dos mesmos. A oficina foi ministrada para 185 estudantes do ensino fundamental. Foram confeccionados jogos de memória (imagens, matemática, português), bingo de questões ambientais e dos ecossistemas do Rio Grande do Sul, dominó, quebra-cabeças, dama e xadrez, todos com materiais diversificados como tampas de garrafas pet, papelão, jornal, caixas de leite, revistas. A motivação dos estudantes durante a aplicação dos jogos evidenciou a importância dos mesmos como ferramenta de ensino, onde a atenção, a concentração e a socialização motivam a aprendizagem. E assim, os estudantes se sentem envolvidos para o compartilhamento e a construção de novos conhecimentos de uma maneira lúdica e envolvente.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v4iss4p216

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Published

03/08/2017

How to Cite

Scopel, J. M., Cavalli, G. L., & Scur, L. (2017). Confecção de jogos com materiais alternativos como estratégia de ensino. Scientia Cum Industria, 4(4), 216–218. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/4905

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha