Confecção de jogos com materiais alternativos como estratégia de ensino
Abstract
Este trabalho relata a experiência da oficina de confecção de jogos com materiais alternativos como estratégia de ensino durante a execução do Projeto “O Museu de Ciências Naturais vai à Escola”, realizado pelo Museu de Ciências Naturais da Universidade de Caxias do Sul em parceria com uma escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul, RS. A oficina teve como objetivo contribuir com o processo de ensino e aprendizagem por meio da confecção de jogos com materiais alternativos, buscando estimular o raciocínio lógico dos estudantes e sensibilizar quanto a preservação ambiental. Os jogos didáticos são estratégias que estimulam o desenvolvimento cognitivo e afetivo, promovendo a interação social e a construção dos conhecimentos de maneira divertida e descontraída. Ao escolherem materiais alternativos acontece a sensibilização ambiental, com a reflexão sobre impactos dos resíduos no meio ambiente, tempo de degradação e importância da reciclagem e reutilização dos mesmos. A oficina foi ministrada para 185 estudantes do ensino fundamental. Foram confeccionados jogos de memória (imagens, matemática, português), bingo de questões ambientais e dos ecossistemas do Rio Grande do Sul, dominó, quebra-cabeças, dama e xadrez, todos com materiais diversificados como tampas de garrafas pet, papelão, jornal, caixas de leite, revistas. A motivação dos estudantes durante a aplicação dos jogos evidenciou a importância dos mesmos como ferramenta de ensino, onde a atenção, a concentração e a socialização motivam a aprendizagem. E assim, os estudantes se sentem envolvidos para o compartilhamento e a construção de novos conhecimentos de uma maneira lúdica e envolvente.
References
T. M. Kishimoto, Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
S. Miranda,No fascínio do jogo, a alegria de aprender. In: Ciência Hoje, v.28, 2001 p. 64-66.
D. P. Ausubel, Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1ª ed. Paralelo Editora LDA: Lisboa, 2003.
T. R. Fortuna, Jogo em aula. Revista do professor. Porto Alegre, v.19, n.75, p. 15-19, jul./set.2003.
D. Brandes; H. Phillips, Manual de jogos educativos: 140 jogos para professores e animadores de grupo. Lisboa: Padrões Culturais, 1977.
J. A. M. Murcia, Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Editora Artmed, 2005.
C. Marcatto, Educação ambiental: conceitos e princípios. Belo Horizonte: FEAM, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).