Ensino híbrido e a construção da aprendizagem dos estudantes do ensino médio

Authors

  • Cristiane Bonetti Cembranel Escola Estadual de Educação Básica Abramo Pezzi
  • Janete Maria Scopel Escola Estadual de Educação Básica Abramo Pezzi

Abstract

Atualmente os estudantes estão habituados a usar tecnologias digitais e frente a isso, a escola precisa se adequar, a fim de tornar a aprendizagem significativa. É preciso que a educação seja integrada de maneira criativa às tecnologias digitais, buscando desenvolver nos estudantes a autonomia e o gosto de aprender. A integração do ensino com as tecnologias digitais é conhecida como ensino híbrido, que pode ocorrer no currículo escolar de maneira presencial, online ou offline. Este trabalho apresenta o relato da experiência da utilização da plataforma de ensino adaptativo Geekie Lab com estudantes do ensino médio de uma Escola da Rede Estadual de Ensino na cidade de Caxias do Sul, RS. Por meio do uso da plataforma de ensino adaptativo objetiva-se contribuir para a aprendizagem dos estudantes de forma eficiente e significativa. Nas diversas disciplinas do currículo escolar, os professores selecionam atividades da plataforma Geekie Lab e disponibilizam para os estudantes, que são realizadas no laboratório de informática da escola, ou em casa. Cada estudante recebe acesso para a plataforma a qual possui aulas online, vídeos e exercícios. Na medida em que os estudantes realizam as atividades, o sistema informa a correção e também relatórios que apresentam maiores domínios e dificuldades na aprendizagem. Por meio do ensino hídrido, os estudantes tornam-se autônomos, buscando uma aprendizagem mais significativa. A utilização do Geekie Lab pelos estudantes de ensino médio desta escola está iniciando e a expectativa é que ela se aprimore cada vez mais.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v7iss1p12

References

J. Morán. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergência Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. P. 15-33. 2015.

L. Bacich.; A. T. Neto; F. de M. Trevosani. (Org.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

E. C. N. Barion; N. C. de A. Melli. de A. Algumas reflexões sobre o ensino híbrido na educação profissional. XII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza: Saberes e práticas contemporâneas em gestão e inovação na Educação Profissional e em Sistemas Produtivos. São Paulo, 2017. ISSN: 2175-1897.

M. da Silva Neta; A. C. Capuchinho. Educação Híbrida: conceitos, reflexões e possibilidades do ensino personalizado. II Congresso sobre Tecnologias na Educação. Universidade Federal da Paraíba. Campus IV Mamanguape.Paraíba – Brasil, 2017.

Geekie Desenvolvimento de Software S.A. 2017. Disponível em: <http://info.geekie.com.br/> Acesso em: 05 de julh. de 2018.

G. Cardoso; A. F. Costa; M. Carmo. Sociedade em Rede em Portugal. Campo das Letras: Porto, 2005.

S. L. Gatto; S. H. Tak. Computer, Internet, and E-mail Use Among Older Adults: Benefits and Barriers. Educational Gerontology, v. 34, n. 9, p.800 -811, 2008.

M. A. Behrens. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2002.

M. L. Belloni. Educação a distância. Campinas: Autores Associados. 2008.

R. Espíndola. Ensino híbrido: o ensino online mesclado com o presencial. Disponível em: <http://blog.wpensar.com.br/gestao-escolar/edools-ensino-hibrido/> Acesso em: 03 de julho de 2018.

Downloads

Published

04/22/2019

How to Cite

Cembranel, C. B., & Scopel, J. M. (2019). Ensino híbrido e a construção da aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Scientia Cum Industria, 7(1), 12–15. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/6950

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha