A importância de uma coleção didática de Zoologia para a sensibilização ambiental dos ecossistemas costeiros
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.v8iss1p7Abstract
O uso de coleções didáticas como recurso de ensino desperta nos estudantes a curiosidade e o interesse pelas ciências naturais. Por meio de coleções didáticas zoológicas os estudantes reconhecem a fauna local e sensibilizam-se quanto a importância desta no meio ambiente. Diante da relevância das coleções como ferramenta de ensino, este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de uma coleção didática de Zoologia para a sensibilização ambiental sobre os ecossistemas costeiros. Inicialmente foi confeccionada uma coleção didática com animais taxidermizados, conservados em álcool e ossos à seco e foi elaborado um guia de apoio pedagógico. Posteriormente a coleção foi utilizada por dois professores de Ciências, para 74 estudantes do 5º ao 7º ano do ensino fundamental. Antes da utilização da coleção foi aplicada uma avaliação diagnóstica inicial e ao término das atividades, foi aplicada a avaliação diagnóstica final composta pelas mesmas questões da avaliação inicial. Foi realizada análise quantitativa dos dados, os quais comprovaram a eficácia do uso da coleção didática de Zoologia, uma vez que cerca de 90% dos alunos melhoraram suas respostas na avaliação final, após o uso da coleção. Os estudantes reconheceram espécies da fauna e sua importância ecológica. Conseguiram, também, observar detalhes que diferenciam os grupos na classificação zoológica. Utilizando a coleção didática, reconheceram que é fácil aprender sobre os animais quando se pode visualizá-los na sala de aula e compreenderam a importância destes e os impactos que são causados pela ação antrópica. Desta maneira, poderão contribuir para a preservação da fauna e disseminar os conhecimentos construídos para a sociedade.
References
E. A. C. de Matos; N. L. S. Gruber. Os efeitos da atividade turística no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Para Onde!?, v. 3, n. 2, 2009.
L. C. M. Portz; N. L. S. Gruber; I. C. S. Correa. Turismo e degradação na orla do Rio Grande do Sul: conflitos e gerenciamento. Desenvolvimento e Meio Ambiente, v. 22, 2010.
T. M. Strohaecker. Trajetória do Planejamento Territorial no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Boletim Geográfico do Rio Grande do Sul, n. 27, p. 68-93, 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília: MECSEF, 1998.
H. Francalanza; I. A. Amaral; J. M. Neto; T. S. Eberlin. A Educação Ambiental no Brasil: Panorama Inicial da Produção Acadêmica. V Encontro de Pesquisa em Educação em Ciências (V ENPEC). Bauru (SP), 28 de Novembro a 03 de Dezembro de 2005. Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. Atas do V ENPEC, n.5, 2005.
D. D. Cavalcante; A. F. A. da Silva. Modelos didáticos de professores: concepções de ensino-aprendizagem e experimentação. Encontro Nacional de Ensino de Química, v. 14, 2008.
G. M. A. Guimarães; A. R. Echeverría; I. J. Moraes. Modelos didáticos no discurso de professores de ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 11, n. 3, p. 303-322, 2016.
L. P. Rodrigues; L. S. Moura; E. Testa. O tradicional e o moderno quanto a didática no ensino superior. Revista científica do ITPAC, Araguaína, v. 4, n. 3, p. 1-9, 2011.
E. R. Weckerlin; V. de M. A. Machado. A Teoria da Transposição Didática: uma análise de periódicos CAPES na área do Ensino de Ciências. IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências–ENPEC. Águas de Lindóia/MG, 2013.
P. Freire. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
M. Krasilchik. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Ed. da USP, 2004.
D. V. Pereira; C. W. Pereira. Montagem da Coleção Biológica Didática de Tubarões e Raias com Ocorrência no Litoral Sergipano para Utilização em Educação Ambiental a Partir de Visitação e Exposição. Educação Ambiental em Ação, v. 37, p. X, 2011.
L. Tonini; L. M. Soares-Sarmento; M. M. Cancian; M. M. Lopes. A coleção didática de peixes no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Santa Teresa, Espírito Santo, Brasil: subsídios para o Ensino de Zoologia; Bol. Mus. Biol. Mello Leitão (N. Sér.) 38(4):347-362. Outubro-Dezembro de 2016.
M. S. Pinheiro; J. M. Scopel; J. Bordin. Confecção de uma coleção didática para o ensino de Zoologia: Conhecer para preservar o Litoral Norte do Rio Grande do Sul; Scientia cum industria 5(3): 156-160. 2017.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Scientia cum Industria
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).