Não Esquente a Cabeça, é Lógico que o Fósforo pode lhe Ajudar!
Abstract
Os jogos matemáticos ajudam a desenvolver o raciocínio lógico das crianças e jovens, bem como suas habilidades. Transformam a matemática em uma disciplina mais prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno. Com os jogos matemáticos, os alunos podem relacionar o real e o imaginário, ampliando seus conhecimentos. Pensando nisso, propõe-se uma atividade experimental interdisciplinar para alunos do 1º ano do ensino médio que envolve as disciplinas de matemática e química. A proposta do experimento baseia-se em pressupostos da Teoria do desenvolvimento cognitivo elaborada por Piaget. Além do desenvolvimento do pensamento lógico, essa proposta visa desenvolver conceitos de geometria e conhecimentos das ciências naturais. Os conceitos matemáticos serão desenvolvidos através de jogos de raciocínio lógico que terão como material manipulável o palito de fósforo. Numa perspectiva interdisciplinar será proposto um breve histórico sobre o fósforo, sua composição química, a reposição de recursos naturais e as suas implicações para o meio ambiente. Posteriormente será proposto um jogo com desafios que visam desenvolver o raciocínio lógico através da assimilação e acomodação do pensamento, em um ambiente ativo e interativo. A avaliação será contínua durante a realização das atividades propostas.
References
P.N. ALMEIDA; Dinâmica lúdica: técnicas e jogos pedagógicos para as escolas de 1º e 2º graus. São Paulo: Loyola, 1978.
M. A. B. CARNEIRO; “Aprendendo através da brincadeira”, Ande, Revista da Associação Nacional de Educação, ao 13, nº 21, Cortez Editores, 1995.
Maria. Dr MONTESSORI;Montessori’sOwnHandobok. New York: Schocken Books, 1965. (Tradução em inglês do original de 1914)
Parâmetros Curriculares Nacionais: matemática BRASIL; Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997.
M. C. KUHN; BAYER, Arno. O conhecimento matemático no periódico Evangelisch-LutherischesKinderblattfürSüdamerika. Educar em Revista, n. 64, p. 247-265, 2017.
S. BUENO; E. S. DE ALENCAR; OVIEDO, Sofia. Reflexões e desafios da resolução de problemas nas aulas de Matemática: um ensaio teórico. Educação Matemática Debate, v. 1, n. 1, p. 9-27, 2017
B. S. da SILVA,. et al. Brincando com Palitos: Aprendendo a Racionar. Educação Matemática em Revista, p. 26-30, 2016
S. ANTONELLO; R. CARDOSO. Olimpíada de Raciocínio Lógico: relatos de uma competição para alunos ingressantes em curso de nível superior. In: Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação. 2015. p. 1263.
BRASIL (1999). Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino médio. Parâmetros curriculares nacional – Ensino Médio, Vol. 1. Brasilia: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Média e Tecnológica.
A. C. C.PEREIRA; Teorema de Thales: uma conexão entre os aspectos geométrico e algébrico em alguns livros didáticos de Matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. UNESP - Rio Claro/SP, 2001. p. 123.
F.F. LEITE; Revista Scientia cum Industria, V.3, N.3, 117—119 , 2015
J.M. SCOPEL; G.L. CAVALLI; L. SCUR; Revista Scientia cum Industria, V.4, N.4, 216—218 , 2016
J.PIAGET; Biologia e Conhecimento. Trad. Francisco M. Guimarães. Petrópolis: Vozes, 1973. 423p.
J.L.GASPARIN; Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. 5ª ed. Rev. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2009. – (Coleção educação contemporânea).
M. CHAUI; Convite à filosofia. 3. Ed. São Paulo: Ática, 2002.
COPI, Irving M.. Introdução à Lógica. Tradução de Álvaro Cabral. 2. ed. São Paulo: Mestre Jou, 1978.
I. L. BATISTA, R.F. SALVI; Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade no ensino: pensamento complexo e reconciliação integrativa. In: INTERNATIONAL MEATING ON MEANINGFUL LEARNING, 6, 2003, Maragogi/Al. Meaningful Learning Thinking-Feeling Doing. Anais... Maceió: Q Gráfica 2003.
J.R.V.FOGAÇA.Disponível em:http://alunosonline.uol.com.br/quimica/fosforo.html Acessado em 24 de maio de 2017.
]M. S. DA SILVA; Clube de matemática: Jogos educativos. Série atividades. Campinas: Papirus, 2004.
C. C. LUCKESI. Verificação ou avaliação: o que pratica a escola? Série Ideias n. 8, São Paulo: FDE, 1998
M. T. P de ALMEIDA. Brincando com palitos e adivinhações. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).