Não Esquente a Cabeça, é Lógico que o Fósforo pode lhe Ajudar!

Authors

  • Elisete Salvador Otobelli Escola Estadual de Ensino Médio São Rafael
  • Graziele Dall Acua
  • Cristiane Bonetti Cembranel

Abstract

Os jogos matemáticos ajudam a desenvolver o raciocínio lógico das crianças e jovens, bem como suas habilidades. Transformam a matemática em uma disciplina mais prazerosa e proporcionam a criação de vínculos positivos na relação professor-aluno e aluno-aluno. Com os jogos matemáticos, os alunos podem relacionar o real e o imaginário, ampliando seus conhecimentos. Pensando nisso, propõe-se uma atividade experimental interdisciplinar para alunos do 1º ano do ensino médio que envolve as disciplinas de matemática e química. A proposta do experimento baseia-se em pressupostos da Teoria do desenvolvimento cognitivo elaborada por Piaget. Além do desenvolvimento do pensamento lógico, essa proposta visa desenvolver conceitos de geometria e conhecimentos das ciências naturais. Os conceitos matemáticos serão desenvolvidos através de jogos de raciocínio lógico que terão como material manipulável o palito de fósforo. Numa perspectiva interdisciplinar será proposto um breve histórico sobre o fósforo, sua composição química, a reposição de recursos naturais e as suas implicações para o meio ambiente. Posteriormente será proposto um jogo com desafios que visam desenvolver o raciocínio lógico através da assimilação e acomodação do pensamento, em um ambiente ativo e interativo. A avaliação será contínua durante a realização das atividades propostas.

 

http://dx.doi.org/10.18226/23185279.v5iss3p193

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Published

2018-03-20

How to Cite

Otobelli, E. S., Dall Acua, G., & Cembranel, C. B. (2018). Não Esquente a Cabeça, é Lógico que o Fósforo pode lhe Ajudar!. Scientia Cum Industria, 5(3), 193–198. Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/scientiacumindustria/article/view/5894

Issue

Section

Simpósio de Ensino de Ciências e Matemática da Serra Gaúcha