Desenvolvendo empreendedores através da construção de uma empresa: uma proposta pedagógica investigativa e interdisciplinar para o Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.18226/23185279.e251514Keywords:
Proposta Pedagógica, Ensino por investigação, Interdisciplinaridade, EmpreendedorismoAbstract
O artigo descreve uma proposta pedagógica para estudantes do Ensino Médio objetivando promover o empreendedorismo, simulando a criação de uma empresa fictícia, em uma abordagem investigativa na perspectiva interdisciplinar, que incentiva os estudantes a construir o conhecimento de forma prática e colaborativa. O diferencial desta proposta reside em sua metodologia, que se baseia no ensino por investigação e na interdisciplinaridade. A proposta pedagógica tem a duração de um ano letivo, estruturada em três módulos que simulam o ciclo completo de vida de uma empresa: escolha do negócio, elaboração de documentos e legislação (Módulo 1), gestão do negócio em funcionamento (Módulo 2), e encerramento com fechamento contábil e distrato social (Módulo 3). A proposta pode contribuir significativamente para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem por meio da abordagem investigativa e conectando diversas áreas do conhecimento, como gestão, matemática, língua portuguesa e tecnologias. Espera-se, assim, que a proposta seja eficaz na preparação dos jovens para desafios do mundo real.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Tales Bettanin Bertoni, José Arthur Martins, Odilon Giovannini, Fernanda Miotto

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de originalidade e cessão de direitos autorais
Declaro que o presente artigo é original, não está sendo tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional durante o processo de revisão. Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais co-autores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à revista SCIENTIA CUM INDUSTRIA. Contudo, a reprodução total ou parcial impressa ou eletrônica pode ser feita desde que o autor comunique oficialmente à revista. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias. Declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9610, de 19/02/1998).


