A justiça humana diante da degradação da vida
DOI:
https://doi.org/10.18226/22370021.v15.n1.21Palavras-chave:
enrique leff, meio ambiente, honoris causa, direitoResumo
Conferência ministrada no dia 20 de Agosto de 2025, comemorativa dos 65 anos do Curso de Direito da Universidade de Caxias do Sul. A Conferência também integrou a International Week, semana dedicada a atividades de internacionalização, celebrando a diversidade de línguas e tradições em um ambiente acolhedor, divertido e inclusivo. O dia 20 de Agosto foi simbolicamente dedicado ao Mexico. No momento imediatamente anterior à Conferência, ocorreu a sessão solene do Conselho Universitário da Universidade de Caxias do Sul, concedendo ao Dr. Enrique Leff o título de Doutor Honoris Causa – o décimo terceiro na história da instituição. O discurso de agradecimento do Professor Leff ocorreu poucos minutos antes da Conferência e foi incluído nesta publicação em razão de seu valor acadêmico, e não apenas protocolar. A Conferência, que está disponível online (UCS Educacional, 2025) foi precedida da fala do Cônsul do México em São Paulo, Rodrigo Vázquez Ortega. Na manhã da Conferência, o professor Leff participou de um debate aberto com estudantes de pós-graduação e do lançamento da obra “Epistemologia Ambiental aplicada ao Direito: estudos a partir de Enrique Leff” (Cunha, Silveira e Burgel, 2025).
Downloads
Referências
LEFF, Enrique. Racionalidade Ambiental: a reapropriação social da natureza. Tradução de Luís Carlos Cabral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
LEFF, Enrique. Ecologia, Capital e Cultura: a territorialização da racionalidade ambiental. Tradução de Carlos Walter Porto-Gonçalves. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.
LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LEFF, Enrique (coord.). A Complexidade Ambiental. Tradução de Eliete Wolff. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
LEFF, Enrique. Discursos Sustentáveis. Tradução de Silvana Cobucci Leite. São Paulo: Cortez, 2010.
LEFF, Enrique. Aventuras da epistemologia ambiental: da articulação das ciências ao diálogo de saberes. São Paulo: Cortez, 2012.
LEFF, Enrique. A aposta pela vida: imaginação sociológica e imaginários sociais nos territórios ambientais do Sul. Tradução de João Batista Kreuch. Revisão Técnica de Carlos Walter Porto-Gonçalves. Rio de Janeiro: Vozes, 2016.
LEFF, Enrique. El fuego de la vida: Heidegger ante la Cuestión Ambiental. Ciudad de México: Siglo XXI Editores, 2018.
LEFF, Enrique. El conflicto de la vida. Mexico: Siglo XXI Editores, 2020.
LEFF, Enrique. Ecologia Política: da desconstrução do capital à territorialização da vida. Tradução Jorge Calvimontes. Campinas: UNICAMP, 2021.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Tradução de Lúcia Mathilde Endlic Orth. 11 ed. 7ª reimp. Petrópolis: Vozes, 2024.
LEFF, Enrique. Heidegger in the face of the environmental question: The immanence of life. London: Routledge, 2024.
LEFF, Enrique. Physis, biopower and biothermodynamics: The fire of life. London: Routledge, 2024.
LEFF, Enrique (coord.). Diálogo de Saberes: la transición histórica hacia la sustentabilidad de la vida. Buenos Aires: CLACSO, 2025.
LEFF, Enrique. Life imaginaries, environmental rationality and dialogue of savoirs: The sustainability of life. London: Routledge, 2025.
CUNHA, Belinda Pereira da; SILVEIRA, Clóvis Eduardo Malinverni da; BURGEL, Caroline Ferri (orgs). Epistemologia Ambiental aplicada ao Direito: estudos a partir de Enrique Leff. Lages: Biosfera, 2025.
UCS EDUCACIONAL. La Justicia Humana Ante La Degradación De La Vida. Disponível em: https://www.youtube.com/live/3sfR7iswgeA?si=UyxgS67QSxs8b3n5. Acesso em 01 de agosto de 2025.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Direito Ambiental e Sociedade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.
						
							
			
		
			
			
				



