A intimidação sistemática (bullying) no meio ambiente escolar: uma análise a partir de La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa, unindo Letras e Direito
Palabras clave:
Bullyng. Dano existencial. Meio ambiente. Escola. Lei n. 13.663/2018.Resumen
O artigo objetiva demonstrar que a intimidação sistemática, no meio ambiente escolar, se constitui em uma das formas que gera dano existencial,prática que tolhe a pessoa do seu sentido de existir ou mina seu projeto de vida. O combate ao bullyng deve ultrapassar a ideia de ressarcimento pecuniário, e, por isso, é preciso analisar com mais clareza os aspectos legais e sociais do combate dessa nefasta prática. Aliar o estudo do tema à literatura possibilita usar de outros meios de conscientização, como a obra La ciudad y los perros, de Mario Vargas Llosa, a qual representa as intimidações sistemáticas de forma escandalosamente chocante. No Brasil, o Estado Democrático de Direito garante a dignidade da pessoa humana, e a Lei n.13.663/2018 veio tornar obrigação dos estabelecimentos de ensino de promover medidas de conscientização e controle da intimidação sistemática no meio ambiente escolar. O assunto tem relevância social e obriga o Estado, pais e educadores à tomada de medidas que garantam aos educandos um meio ambiente escolar sadio que propicie a verdadeira formação de cidadãos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.