O saneamento básico brasileiro versus pandemia: a necessidade urgente de mudança de paradigma
Palavras-chave:
Covid-19. Saneamento. Reúso. Segurança Hídrica Ecológica.Resumo
O mundo está envolto numa crise sanitária sem precedentes, a Covid-19. Essa pandemia tem origem em vetores zoonóticos se mundo a Organização Mundial da Saúde, ou seja, o homem teve contato com animais que estavam hospedando essa modalidade viral. Porém, esse quadro fica mais grave quando se descobre que o vírus pode ser encontrado na água e no esgoto não tratados, inclusive na água que utilizamos para o nosso lazer. Dessa forma o presente ensaio visa responder o seguinte questionamento: há necessidade de mudança de paradigma jurídico ecológico na política de saneamento brasileira? O nosso objetivo geral foi analisar o panorama atual de saneamento no Brasil, tendo como específico estudar a relação entre saneamento e pandemia, bem como propor um modelo diferenciado para prevenir novas crises ou para uma pós pandemia. Portanto, através de pesquisa bibliográfica através de um levantamento especificamente no campo de estudos socioambientais, hídricos e da saúde que complementa a perspectiva, muitas vezes, limitada da Ciência Jurídica, além da análise documental e de dados secundários. Portanto, constatou-se a necessidade de mudarmos o paradigma da Segurança Hídrica convencional para a Segurança Hídrica Ecológica que visa fornecer não só quantidade mas qualidade de água e reunilizá-la, beneficiando toda forma de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.