Avaliação do processo de licenciamento ambiental municipal em Itabira, MG: proposta de enquadramento para as oficinas mecânicas
Palavras-chave:
Licenciamento ambiental. Oficinas mecânicas. Enquadramento.Resumo
O processo de licenciamento ambiental surgiu como um instrumento de regulação da exploração dos recursos aturais. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Itabira-MG embasa seus critérios de enquadramento na DN n. 7, de 2004, por não possuir critérios próprios estabelecidos, tornando o processo demasiadamente generalizado. O presente estudo parte da necessidade da implementação de critérios de enquadramento em âmbito municipal, específico para oficinas mecânicas. Seu objetivo é caracterizar a atividade e propor um enquadramento adequado, considerando porte e potencial poluidor/degradador. Assim, selecionou-se uma amostra de oficinas no município para aplicação de questionário e, a partir do diagnóstico, elaborou-se uma proposta de enquadramento. Este artigo é uma resposta às demandas do município, de modo a contribuir para melhorias no processo de licenciamento ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.