As Imbricações Relacionais entre os Direitos da Sociobiodiversidade e a Biodemocracia: Um olhar sobre a provável tentativa de (Re)Aproximação do ser humano para com a natureza

Authors

Keywords:

Biodemocracia. Direitos da Sociobiodiversidade. Monoculturas.

Abstract

Com os avanços tecnológicos e o seguimento hegemônico, muitas populações do Sul Social posicionaram-se contrariamente aos saberes da monocultura, visando proteger a biodiversidade e seus conhecimentos tradicionais associados, à medida que encontram-se ameaçados e sofrendo extinções propagadas pelo desenvolvimento desenfreado e a imbricação com os conflitos ambientais. Nesse contexto, coube perquirir em que medida a relação entre os direitos da sociobiodiversidade e da biodemocracia são capazes de disseminar uma provável (re)aproximação do ser humano para com a natureza, superando a perspectiva das monoculturas? Cumpre adotar como teoria de base sistêmico-complexa de Fritjof Capra. O método de abordagem desenvolvido foi o dialético. O procedimento utilizado subdividiu-se em análise bibliográfica e documental. A técnica de pesquisa empregada será a elaboração de resumos e fichamentos. Ademais, o presente artigo foi divido em três capítulos. O primeiro capítulo analisará os direitos da sociobiodiversidade enquanto propulsores das manifestações de diversidades sociais, naturais e culturais. O segundo capítulo explicará a relação do ser humano para com a natureza, um olhar sob a perspectiva da biodemocracia. O terceiro capítulo demonstrará as implicações práticas da resistência às monoculturas: uma análise a partir das facetas da biodemocracia e dos direitos da sociobiodiversidade. Conclui-se que, a ligação dos direitos da sociobiodiversidade e da biodemocracia rechaçam as monoculturas e buscam a (re)aproximação do ser humano para com a natureza, beneficiando-se mutuamente, através do auxilio social, econômico político e cultural, capaz de originar alternâncias de paradigmas, no momento em que os interesses meramente econômicos são superados pelo sentimento de pertencimentos das questões socioambientais.

Registro DOI: 10.18226/22370021.v12.n1.13

Author Biographies

Larissa Melez Ruviaro, Universidade Federal de Santa Maria

Advogada. Mestranda pela Universidade Federal de Santa Maria, no programa de pós-graduação em Direito, com ênfase em Direitos Emergentes da Sociedade Global. Pós-graduanda em Processo Civil e Recursos. Graduada pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Integrante do Projeto de Pesquisa de Propriedade Intelectual na Sociedade Contemporânea (GPPIC). Integrante do projeto de extensão da Teoria e prática dos Direitos Autorais no ambiente escolar: um olhar paradigmático sobre a Lei nº 9.610 de 1998.Aluna sênior, do curso de extensão universitária, da 4ª turma do Núcleo de Estudos em Web Cidadania (NEW).


http://lattes.cnpq.br/9836195753013237

Isabel Christine Silva de Gregori, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC (2007), Mestre em Integração Latino-Americana pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2000). Professora do Programa de Pós- Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direitos da Sociobiodiversidade - GPDS, registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela UFSM e líder do Grupo de Pesquisa em Propriedade Intelectual na Contemporaneidade, registrado no Diretório de Grupos do CNPq e certificado pela UFSM.


http://lattes.cnpq.br/3613134514590708

Published

2022-07-20

How to Cite

Melez Ruviaro, L., & Christine Silva de Gregori, I. (2022). As Imbricações Relacionais entre os Direitos da Sociobiodiversidade e a Biodemocracia: Um olhar sobre a provável tentativa de (Re)Aproximação do ser humano para com a natureza. Journal of Environmental Law and Society, 12(1). Retrieved from https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/8392

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.