Indicadores de Sustentabilidade Jurídica da Legislação Ambiental Brasileira para o Ambiente Rural

Autores

  • Marcos Andrade Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Nardel Luis Soares Da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Palavras-chave:

Legislação ambiental, Sustentabilidade, Indicadores de sustentabilidade jurídica, Ambiente rural.

Resumo

 A legislação é o instrumento que disponibiliza o controle socioambiental da atividade humana sobre o relevo. A atualidade estuda formas para reduzir o impacto ambiental e melhorar a performance dos índices de sustentabilidade. Neste contexto, o presente estudo objetiva extrair indicadores de sustentabilidade jurídica da legislação ambiental brasileira para o ambiente rural. O estudo se justifica para delimitar o ambiente de navegabilidade da norma doméstica e possibilitar a ampliação dos mecanismos de controle ambiental por meio de índices, bem como viabiliza a medição da eficácia e eficiência dos dispositivos legais na realidade rural. Propõe-se como objetivo geral, revisar e sistematizar a legislação ambiental brasileira e identificar indicadores de sustentabilidade jurídica na legislação federal, aplicáveis ao ambiente rural. O problema de pesquisa proposto é: "A legislação ambiental federal possui indicadores de sustentabilidade jurídica, aplicáveis ao ambiente rural?” A hipótese está no sentido de que é possível identificar indicadores de sustentabilidade jurídica na legislação ambiental brasileira aplicáveis ao ambiente rural. A metodologia aplicada é o método cartesiano, com relação a sistematização da legislação ambiental brasileira, com aplicação da pesquisa bibliográfica e exploratória em leis e normas. O resultado obtido foi a confirmação da hipótese de pesquisa, no sentido de que parte da legislação ambiental federal possui diversos indicadores de sustentabilidade jurídica aplicáveis ao ambiente rural.  

Registro DOI: 10.18226/22370021.v12.n1.05

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Andrade, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutorando em Desenvolvimento rural sustentável, Professor Universitário, Pesquisador, Advogado, Contador.    

Nardel Luis Soares Da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Doutorado no PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ- UEM (2007). Linha de pesquisa: Desenvolvimento rural e sócio ambiental. Atualmente é professor ASSOCIADO B da Universidade Estadual do Oeste do Paraná nos cursos de Graduação em AGRONOMIA e ZOOTECNIA, e, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável - PPGDRS, Coordenador do curso de Agronomia da Unioeste nas Gestões 2008-2010 e 2010-2012, Coordenador do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável nas Gestões 2012-2014 e 2014-2015. Atualmente é Diretor do Centro de Ciências Agrária da Unioeste, eleito para a Gestão 2016-2019. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, qualidade de vida, diagnóstico rural, desenvolvimento rural, projetos de adequação ambiental, educação ambiental e sustentabilidade, indicadores de sustentabilidade, e, políticas públicas para o desenvolvimento rural.  

Downloads

Publicado

20-07-2022

Como Citar

Andrade, M., & Silva, N. L. S. D. (2022). Indicadores de Sustentabilidade Jurídica da Legislação Ambiental Brasileira para o Ambiente Rural. Revista Direito Ambiental E Sociedade, 12(1). Recuperado de https://sou.ucs.br/etc/revistas/index.php/direitoambiental/article/view/8177

Artigos Semelhantes

<< < 42 43 44 45 46 47 48 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.