A função jurisdicional e a proteção do meio ambiente: notas sobre o princípio do poluidor-pagador
Resumo
Com o surgimento do Estado Democrático e Constitucional de Direito,em substituição ao Estado de Direito em sua versão meramente legislativa,inúmeras foram as transformações ocorridas. Uma das mais evidentes se deuna atividade jurisdicional. Se antes o juiz era apenas a manifestação da vontadedo legislador, hoje seu espaço de atuação mudou. Ganhou em autonomia eliberdade de interpretação, mas sempre tendo por objetivo um único rumo: agarantia dos direitos fundamentais. Exsurge nesse cenário sua atuação no DireitoAmbiental. Com sua proteção erigida a direito fundamental, novos instrumentosforam necessários para a sua concretização. Dentre eles, destaca-se o Princípiodo Poluidor-Pagador, manifestação clara e evidente de intervenção no espaçoprivado em nome da defesa do patrimônio coletivo.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.