A função jurisdicional e a proteção do meio ambiente: notas sobre o princípio do poluidor-pagador
Resumo
Com o surgimento do Estado Democrático e Constitucional de Direito,em substituição ao Estado de Direito em sua versão meramente legislativa,inúmeras foram as transformações ocorridas. Uma das mais evidentes se deuna atividade jurisdicional. Se antes o juiz era apenas a manifestação da vontadedo legislador, hoje seu espaço de atuação mudou. Ganhou em autonomia eliberdade de interpretação, mas sempre tendo por objetivo um único rumo: agarantia dos direitos fundamentais. Exsurge nesse cenário sua atuação no DireitoAmbiental. Com sua proteção erigida a direito fundamental, novos instrumentosforam necessários para a sua concretização. Dentre eles, destaca-se o Princípiodo Poluidor-Pagador, manifestação clara e evidente de intervenção no espaçoprivado em nome da defesa do patrimônio coletivo.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.