Os princípios da precaução e da prevenção como fundamento para concessão de tutela de urgência em processos judicial-ambientais
Palavras-chave:
Tutela de urgência. Código de Processo Civil. Princípio da precaução. Princípio da prevenção.Resumo
O presente estudo analisa a pertinência da aplicação dos princípios da precaução e da prevenção como fundamento para concessão de tutela de urgência em processos que versam sobre matéria ambiental, a fim de refletir sobre sua aplicabilidade segundo os critérios do Código de Processo Civil. Inicialmente, discorre sobre os conceitos dos princípios da precaução e da prevenção. Partindo desses conceitos, analisa a tutela de urgência a partir de critérios do CPC/2015, traçando paralelos com a precaução e a prevenção e tomando por base diferentes visões doutrinário-jurisprudenciais, para, então,concluir que, como regra, o princípio da precaução não será aplicável à concessão de tutela de urgência, diferentemente do princípio da prevenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.