O DIREITO À MORADIA ADEQUADA À LUZ DO PACTO INTERNACIONAL DE DIREITOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DAS PERSPECTIVAS DO ODS Nº 11 E DA HABITAT III.
Palavras-chave:
direito à moradia adequada, sustentabilidade, direitos humanos, meio ambiente.Resumo
O direito a moradia constitui-se como um elemento essencial para a realização do princípio da dignidade da pessoa humana e da qualidade plena de vida. É uma peça chave na vida humana, que proporciona a obtenção de diversos outros direitos fundamentais e humanos. Esse artigo expõe os aspectos essenciais da evolução do direito à moradia até a aquisição do seu adjetivo “adequada”. Demonstra quais são os elementos básicos do direito à moradia, à luz do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (PIDESC), do Comentário de n° 4 do Comitê da ONU, e, seus novos aspectos da sustentabilidade após os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de 2015 e a Nova Agenda Urbana, Habitat III. Para tanto, utilizou-se o método dedutivo e a pesquisa bibliográfica.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.