Padrões de litigância em questões ambientais no TJAM
Resumo
O texto objetiva analisar os padrões de litígios ambientais emtramitação na Vara Especializada do Meio Ambiente e Questões Agrárias(VMAQA), do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM). A análisede padrões de litígio tem ganhado destaque em países como os Estados Unidose os membros da União Europeia, especialmente pelo modo como afetam asdecisões de empreendimentos e investidores transglobais. Logo, é pertinenteinvestigar se, no Amazonas, os conflitos jurídicos, cujo objeto esteja relacionadoà afetação do patrimônio ambiental, possuem comportamento que deva inspiraratenção. Para tanto, apresentamos os elementos que compõem a base de dadosda pesquisa realizada: os sujeitos litigantes e o tipo de ação. Em seguida, analisamos os dados obtidos na Vara Especializada em Meio Ambiente eQuestões Agrárias. Entre os principais resultados, estão: alta participação ativado Ministério Público Estadual e baixa litigância entre atores privados.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica cessão imediata, automática, e sem ônus dos direitos de publicação na REVISTA DIREITO AMBIENTAL E SOCIEDADE (ISSN 2237-0021) que terá exclusividade para publicá-los em primeira mão.
O(s) autor(es) continuará(ão) a deter os direitos autorais para publicações posteriores. Os trabalhos publicados são licenciados sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho reconhecendo a autoria do trabalho e a publicação nesta revista.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.